Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Manobra incorreta

Governo suspende licença de operação de usina responsável por morte de peixes no Rio Teles Pires

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governo suspende licença de operação de usina responsável por morte de peixes no Rio Teles Pires
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado determinou nesta quarta-feira (18) a suspensão da licença de operação da Usina Hidrelétrica (UHE) localizada na região de Sinop (503 km de Cuiabá), em razão do registro da mortandade de peixes no rio Teles Pires. Uma manobra incorreta de turbinas teria motivado o dano ambiental. A empresa alega que a operação era prevista e que havia notificado a Sema da possibilidade de morte dos animais.


Leia mais:
Vídeo mostra mortandade de peixes no Rio Teles Pires e Usina diz que episódio era previsto

O caso veio à tona depois que vídeos mostrando milhares de peixes mortos passaram a circular nas redes sociais. As imagens chamaram a atenção inclusive de autoridades públicas. Na ocasião, a Sema afirmou que aguardava esclarecimentos da Usina e que as medidas administrativas e técnicas necessárias para solucionar o impacto ambiental causado no rio já estavam sendo tomadas.

A Sinop Energia, por sua vez, alegou que devido ao movimento (giro) da Unidade Geradora 02, em manutenção, percebeu que haviam peixes mortos no curso da água, mas que a possibilidade dessa ocorrência é prevista no período de operação e que isto, inclusive, estava previsto no licenciamento ambiental. A empresa afirmou, ainda, que havia notificado a Sema do ocorrido e que já tomava as providências cabíveis.

Hoje, no entanto, além de suspender o licenciamento da empresa, o Governo cobrou a implementação de planos de comunicação social e de risco, com vistas a informar e esclarecer aos órgãos de controle sobre os impactos causados pelas manobras.

O relatório e os autos elaborados pela Secretaria de Meio Ambiente foram encaminhados aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Itaúba á 600 km da Capital e OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet