Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DADOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

Quarentena faz chamadas do Ciosp disparar e casos de violência doméstica cair 35% em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Quarentena faz chamadas do Ciosp disparar e casos de violência doméstica cair 35% em Mato Grosso
Apesar do momento pedir que as pessoas fiquem em casa em isolamento social para evitar aglomeração e proliferação do novo coronavírus, no âmbito da Segurança Pública não houve diminuição nas chamadas de emergência. 


Leia mais:
Homem é encontrado morto após procurar UPA com dores no peito

Mesmo sem festas pelas cidade, bares fechados e o comércio no modo geral também, o primeiro fim de semana após o primeiro decreto do governador que impedia eventos na cidade, o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) registrou 996 chamadas no canal de emergência, o que representa um aumento de 78,82% em comparação ao fim de semana anterior a quarentena, que registrou 557. O total  ligações ao 190 foram de 6.150, porém, nem todas se transformam em ocorrências. 

Os dados de números de homicídios, furtos, roubos e outros crimes ainda não foram fechadas. A Secretaria de Segurança Pública aguarda o final do mês para contabilizar os números em todo estado. 

Vale ressaltar que várias destas chamadas foram para atender casos com suspeitas de coronavírus. Porém, só de entrar qualquer ligação ao sistema do Ciosp, o atendimento já é registrado. 

Vale ressaltar, que de todos os chamados para ocorrências via Ciosp, a maioria do primeiro fim de semana sem festas ocorreu por motivo da Lei do Silêncio. Destas, 493 foram usadas viaturas e efetivo policial. O restante, para completar os 996 casos foram transferidos para a Prefeitura de Cuiabá, que através da Secretaria de Ordem Pública controla esse tipo de ocorrência. 

Outro dado repassado pela assessoria da Secretaria de Segurança Pública foram chamadas, em todo Mato Grosso, para atendimento de violência doméstica. Houve uma redução, nesse período de quarenta, onde os casos caíram 35% em 14 dias de contagem. 

Num balanço feito entre o dia 10 e 24 de março de 2019 e o mesmo período em 2020, mostra que ano passado tiveram 2170 casos e nesse ano 1402. Essa contagem vale para casos atendidos contra mulheres de 19 a 59 anos em crimes de estupro, homicídio, calúnia e agressão em todo estado nos 14 dias dos anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet