Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de maio de 2020

Notícias / Política MT

Governo de MT intensifica campanha para que população vá trabalhar com máscara

Da Redação - Max Aguiar

03 Abr 2020 - 15:40

Foto: Cristiano Antonucci - Secom - MT

Governo de MT intensifica campanha para que população vá trabalhar com máscara
O governador Mauro Mendes (DEM), durante coletiva ao lado de deputados da Assembleia Legislativa, membros do Comércio e secretários do alto escalão, determinou nova ordem para todos em Mato Grosso: o uso de máscaras em todo e em qualquer lugar. 

Leia mais:
Estado prevê queda de arrecadação em 50% e suspende cobrança de tributos no primeiro semestre

Segundo o governador, a medida ajuda a não disseminar o novo coronavírus e ainda pode ser feita em casa. Esta é uma das saídas para que o trabalhador se proteja quando for às ruas ou quando voltar o comércio a funcionar na totalidade. 

"Os efeitos da crise precisam ser enfrentado adequadamente. A partir de agora vamos fazer uma campanha intensiva para que pessoas possam utilizar máscara. Vários países estão tomando essa medida. Aqui em Mato Grosso nós queremos incentivar isso. É uma maneira simples e não precisa ficar preocupado. Você pode fabricar em casa, lavar e reutilizar. Os Estados Unidos já está tomando essa medida".

Para o governador, essa providências previnem de que gotículas de saliva sejam disseminadas e com isso uma cadeia do vírus seja alastrada. Mendes não citou como irá fazer essa campanha. Se será doada ou haverá outra coisa a ser feita para forçar que todos usem o equipamento. 

"A máscara é para usar em casa, andar na rua ou ir para o trabalho. Uma máscara, mesmo que caseira, ela tem sim uma capacidade de evitar que saliva seja emitida", concluiu.

Pela fala do governador, essa medida, assim como aconteceu em outros países, ajuda a parar o vírus. Mauro Mendes apenas não lembrou que junto com a medida das máscaras, os governadores ou presidentes fecharam os países e decretaram isolamento total. 

Em Mato Grosso, Mauro liberou a abertura parcial do comércio, pediu a liberação do transporte coletivo e ainda pede que as índustrias não parem para que a economia não seja afetada. 

Ainda existe outro problema. A fiscalização na venda do produto. Assim como o álcool gel com preço inflacionado, máscaras também sumiram das gôndolas das fármacias e drogarias. Além disso, vários empresários aproveitaram o período e subiram o preço desses produtos de combate ao novo coronavírus. 

O decreto do uso de máscaras ainda não foi assinado, mas o governador já avisou que será nos proximos dias. A equipe do Governo, da Assembleia e dos Poderes, já utilizam o equipamento para trabalhar.   

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Walter
    04 Abr 2020 às 07:52

    Sr. Mauro Mente, o Senhor disse que apart ir do dia 13 todos vão andar de máscara, o Senhor sabe se o comércio tem essa quantia ou e mais uma ajuda para que eles subam os preços como fizeram com o Álcool Gel?

  • Mulher ma
    04 Abr 2020 às 06:51

    Acho um absurdo em querer impor isso na populacao. Os ricos vem pra mt com a peste Passa na populacao. Eo pobre que se fode com essa doenca? Nao pode trabalhar Como vai comprar mascara? Ele perdeu a nocao? Os proprios medicos dizem quem deve usar sao idosos e com doencas pre existentes. E pessoas com a saude fragil. Agora obrigar pessoas saudaveis a usar ? Cria vergonha na cara .

  • Gilmar chaves
    04 Abr 2020 às 06:49

    Governador ninguém precisa de máscara ninguém está doente

  • Pedro
    04 Abr 2020 às 02:56

    Nao entendo esses nossos governantes e so seguir a recomendação mundial, o que todo resto do mundo ta fazendo , esse virus e serio ou vcs acham que os americanos estao comprando todos os insumo medicos atoa? Para de pensar no estado como se fosse uma empresa e pensa no povo .

  • Gaúcha
    03 Abr 2020 às 22:17

    Concordo com uso de máscaras caseiras. Se são tão eficazes porque o Governador, deputados, família deles não usam delas?

  • Carlos
    03 Abr 2020 às 20:11

    Mesmo sem o governador mandar eu tenho minha mascara caseira e uso direto. Cada um tem que saber dessa responsabilidade. Distancia um do outro e mascara. Alcool gel sabão em po.

  • Gilberto
    03 Abr 2020 às 19:57

    De uma hora para outra a máscara caseira (feita de pano) passou a servir? Muita demagogia. Enquanto isso, pessoa da saúde e da segurança pública trabalhando sem nenhuma proteção. Doa máscaras para aqueles que carregam esse Estado senhor governador. Deixa de mi mi mi

  • Thiago
    03 Abr 2020 às 19:50

    Ok! Onde tem máscara para comprar? Estou usando uma aqui pela vigésima vez.

  • Saulo
    03 Abr 2020 às 19:46

    Eu concordo com o governador. Eu vejo falar que a Epidemia na China quase zerou e pude constatar que a população parece que em sua totalidade sai na rua de mascara para não transmitir e para não pegar o virus. Entendo que quem sair na rua tem que usar mascara para não pegar a doença e para não transmitir tambem. Não temos a fabrica da China mas acredito que qualquer um pode fabricar uma mascara caseira para pelo meno se resguardar e ter uma percentagem a menos de trsnmitir ou pegar o virus . Quem sabe assim tambem pode sobrar mascaras para os profissionais de Saude que precisam de mascaras certificadas pois ficam dentro dos hospitais onde o rigor é maior porque cuidam dos doentes.

  • SERGIO APARECIDO RAIMUNDO ALVES
    03 Abr 2020 às 19:05

    Libera as igrejas governador, só falta nós,

Sitevip Internet