Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Colapso do sistema

Estado tem apenas 59 UTIs exclusivas do coronavírus disponíveis; ocupação é de 74%

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Estado tem apenas 59 UTIs exclusivas do coronavírus disponíveis; ocupação é de 74%
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no último domingo (14) mostram que o Estado tem apenas 59 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A taxa de ocupação é de 74%, o que deixa a situação bastante delicada em Mato Grosso.


Leia mais:
Várzea Grande cria mais 10 UTIs e discute montagem de hospital de campanha
 
Mato Grosso têm no total 233 leitos exclusivos para o novo coronavírus. Porém, com uma taxa de ocupação de 74,6%, apenas 50 estão disponíveis para os usuários do SUS. Já colapsaram e atingiram 100% de ocupação das UTIs diversas unidades de Mato Grosso. São elas:
 
  • Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande – 100% de ocupação
  • Santa Casa de Rondonópolis – 100% de ocupação
  • Hospital Universitário Júlio Muller – 100% de ocupação
  • Hospital São Luiz de Cáceres – 100% de ocupação
  • Hospital Regional de Sorriso – 100% de ocupação
 
Outras unidades já estão próximas do seu limite, são elas: Hospital Regional de Sinop (90% de ocupação; apenas dois leitos disponíveis); Hospital Regional de Rondonópolis  (92% de ocupação; apenas um leito disponíveis); Hospital Estadual Metropolitano (87,50 de ocupação; apenas cinco leitos disponíveis); Hospital Municipal de Barra Garças (80% de ocupação; apenas um leito disponível); Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (72,50% de ocupação; apenas 11 leitos disponíveis).
 
Nas últimas 24 horas, surgiram 369 novas confirmações em Água Boa (1), Alto Paraguai (1), Arenápolis (2), Aripuanã (2), Barra do Bugres (1), Barra do Garças (4), Bom Jesus do Araguaia (1), Cáceres (6), Campo Novo do Parecis (3), Campo Verde (2), Canarana (3), Claudia (1), Confresa (2), Cuiabá (167), Curvelândia (1), Guarantã do Norte (1), Juína (1), Juscimeira (1), Lucas do Rio Verde (3), Nossa Senhora do Livramento (1), Nova Mutum (8), Peixoto de Azevedo (1), Porto Esperidião (3), Primavera do Leste (12), Rondonópolis (44), Santa Carmem (2), Santo Antônio de Leverger (1), Sapezal (1), Sinop (2), Sorriso (24), Tangará da Serra (13), Várzea Grande (50), Vera (2) e municípios de outros Estados (2).
 
Dos 6.108 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 3.508 estão em isolamento domiciliar e 2.117 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 174 internações em UTI e 177 em enfermaria.
 
Novas UTIs
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande apresentou ao Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus novas medidas que podem ser implementadas nos próximos dias para fazer o enfrentamento de retaguarda aos procedimentos médicos de responsabilidade local que não tratam a Covid-19. Total de 10 UTIs serão criadas e a montagem de um hospital de campanha ainda é discutida.
 
Processo licitatório já corre a partir de agora para a contratação de 10 novos leitos de UTI a serem instalados no Hospital Pronto-Socorro de Várzea Grande, além de compras de insumos, medicamentos e EPIs que já apresentam escassez.
 
O Governo do Estado abriu 10 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional de Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá), semana passada. Além disso, parceria com o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires vai oferecer outros 39 leitos para pacientes da região, totalizando 49.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet