Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

FEZ ALERTA

“A sensação é que a gente está num balde tampado”, diz paciente curada da Covid-19 ao sair de hospital; veja vídeo

17 Jun 2020 - 09:11

Da Redação - Érika Oliveira/ Da Reportagem local - Rogério Florentino

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

“A sensação é que a gente está num balde tampado”, diz paciente curada da Covid-19 ao sair de hospital; veja vídeo
Gloriete Custodio de Queiroz, de 57 anos, fez um apelo às pessoas que estão descumprindo a quarentena para “fazer festa”. Ela esteve internada por 7 dias no Hospital São Benedito, em Cuiabá, após testar positivo para a Covid-19, e relatou ao Olhar Direto o que sentiu durante o período em que esteve doente.

 
Leia mais:
Governo orienta três municípios de Mato Grosso a decretar lockdown por avanço do coronavírus
 
“Não é brincadeira. Não se reúnam, não façam festa. Porque eu vi na minha própria rua o pessoal fazendo festa, ninguém usava máscara. Eu sempre cuidei, fiquei em pânico, tive que ir pra terapia e olha só onde eu estou. A sensação é que a gente está num balde tampado e o balde rodando e você querendo ar e não encontra o ar. É feio”, contou.
 
Gloriete foi a primeira paciente internada no São Benedito a receber alta. A unidade passou a receber pacientes infectados pelo coronavírus na semana passada, em apoio ao Hospital Referência (antigo Pronto Socorro), que chegou a registrar taxa de ocupação de 88% nas 40 UTI’s adultas destinadas exclusivamente para a doença.
 
De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, a inclusão do São Benedito segue o fluxograma de acolhimento desenhado pelo Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da Capital. O hospital é equipado com 40 novos leitos de UTI e mais 20 clínicos de estabilização.


 
Conforme o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas, nesta de ascensão da doença, os dois hospitais passam a atuar de forma sincronizada, contando ainda com mais 10 UTIs adultas que serão entregues na próxima semana. Após isso, havendo necessidade, as 15 pediátricas do Referência também serão postas à disposição da população.
 
Ainda seguindo o plano de mitigação do município, Cuiabá conta com 105 leitos de UTI e 170 leitos clínicos exclusivos para Covid, e com o apoio da UPA Verdão, que passou a atuar, desde a última semana, como Centro de Apoio estabilizador e regulador da Atenção Secundária. A unidade realinha o fluxo das UPAs e Policlínicas.
 
Até esta terça-feira (16), Cuiabá registrou um total de 1.941 casos confirmados da doença, que evoluíram para 67 óbitos. Gloriete faz parte do grupo de 406 pessoas que foram curadas. Outros 1.468 casos seguem sob monitoramento na Capital.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet