Olhar Direto

Sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Notícias / Política MT

Prefeito comemora ‘derrubada’ de lockdown mas alerta que pode voltar a fechar tudo se coronavírus avançar

Da Redação - Wesley Santiago

06 Jul 2020 - 18:05

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeito comemora ‘derrubada’ de lockdown mas alerta que pode voltar a fechar tudo se coronavírus avançar
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que acatou recurso da Prefeitura de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá) e suspendeu o lockdown na cidade foi comemorada por José Carlos do Pátio. O gestor porém, fez questão de alertar a população para que respeite as medidas de isolamento, já que o fechamento pode virar realidade novamente.

Leia mais:
Dias Toffoli atende recurso da PGM e suspende lockdown em Rondonópolis
 
“Recorremos da decisão do tribunal e conseguimos ter êxito. O comércio hoje está aberto. É o que eu quero? Sim. Se vai continuar, eu não sei. Se piorar a pandemia, não sei. Eu prefiro escolher a vida. Queremos que a gente saia deste momento de dificuldade. Se não conseguir conter o avanço, [o remédio] é o isolamento social. Manter o equilíbrio entre a economia e a vida, é o nosso propósito”, disse o prefeito.
 
Zé do Pátio convocou a população para que ajude o município e faça sua parte com o isolamento social. “O problema é cultural. Todos precisamos nos unir ou comprometeremos a cidade. É um problema de todos, não só do prefeito. Se todo mundo tivesse a consciência e do isolamento social, não precisava nem do fechamento”.
 
“Fico triste que até pessoas próximas a mim não cumprem o isolamento. Mas também precisamos destacar que somos o município que, proporcionalmente, tem o maior número de recuperados. Dói no coração ter essa quantidade de mortes, mas estamos fazendo o possível”, finalizou Zé do Pátio.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (05.07), 21.081 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 821 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
 
Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19 estão Cuiabá (4.949), Várzea Grande (1.597), Rondonópolis (1.480), Sorriso (946), Lucas do Rio Verde (909),  Tangará da Serra (816), Primavera do Leste (803), Sinop (570), Nova Mutum (534), Pontes e Lacerda (476), Campo Verde (400), Cáceres (363), Confresa (330), Barra do Garças (270), Campo Novo do Parecis (267), Sapezal (253), Colíder (252), Querência (239), Matupá (223) e Peixoto de Azevedo (208).

Decisão

O decreto de lockdown foi publicado na semana passada e, mesmo sem a decisão de Toffoli, já seria encerrado neste final de semana uma vez que a portaria tinha vigência de apenas sete dias, apesar da possibilidade de prorrogação.

O documento atendia à decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e tinha apenas duas páginas, estabelecendo que a Prefeitura irá considerar o decreto presidencial que estabelece quais atividades são consideradas essenciais, “ressalvado os termos da Decisão Judicial Monocrática que determinou as condições do lockdown, os demais dispositivos constantes no Decreto Municipal nº 9.480, de 16 de abril de 2020, permanecem inalterados”.

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Emerson
    07 Jul 2020 às 09:12

    Bem, eu não senti muita diferença neste Lockdoun, pois as pessoas continuaram na rua. Então é melhor abrir tudo!

  • Vania
    07 Jul 2020 às 04:07

    Tem leito sobrando? Prefeito irresponsável

  • Alguém
    07 Jul 2020 às 01:24

    O covid é cego! Só pega quem n merece...

  • Alguém
    07 Jul 2020 às 01:24

    Comemore as mortes TB prefeitinho! Ganhando 18 mil por morte pra botar na candidatura do filhão, tá "serto"!!! Os 41mi já foram, paletó novo, muitos bolsos..

  • Rods
    06 Jul 2020 às 23:44

    Kakakaka esse cara é fora da casinha totalmente, kkkkk só gente mais louca que ele são os eleitores dele, tarja preta neles kkkkk

  • Trabalhador
    06 Jul 2020 às 20:24

    Fechamento mesmo somente assim o povo vai aprender gente quem não precisa estar na rua porque andar fiquem em casa ,fiscalização principalmente no centro onde está os fiscais nas ruas no centro tem que fazer cumprir socorro onde está os fiscais, clínicas no centro ,supermercados, onde estão esses fiscais .

  • Tavo
    06 Jul 2020 às 20:13

    "MAIS DE 60 MIL MUERTES" fica em casa, isolado, faça sua parte, e não tenha dor de quem nem vc sabe de que morreu... sendo que vc deve utilizar App. no conforto de sua casa, com o salário na conta, garantido pelos impostos que pagamos todos, ou seja funcionário público . Os demais todos ralando e que Deus nos guarde.

  • Mais de 60mil mortes
    06 Jul 2020 às 18:42

    Boa prefeito! Comemorando a morte de mais de 60mil brasileiros. Ainda fala que prefere “escolher a vida”. Como escolher a vida se prefere abrir tudo e deixar que o vírus se espalhe e contamine e mate a população ?

Sitevip Internet