Olhar Direto

Quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Notícias / Política MT

Botelho admite que subestimou a Covid-19 e informa que está 50% dos pulmões comprometidos

Da Redação - Max Aguiar

14 Jul 2020 - 15:28

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Botelho admite que subestimou a Covid-19 e informa que está 50% dos pulmões comprometidos
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), revelou aos colegas de parlamento que chegou na unidade de saúde em que está se tratando com mais de 50% do pulmão comprometido e precisando urgente de respiração com ajuda de oxigênio. De São Paulo, Botelho encaminhou um áudio para os demais deputados estaduais explicando seu quadro de saúde e admitindo que chegou a menosprezar a Covid-19. 

Leia mais:
Campanha pede doação de máscaras de mergulho criar para suporte ventilatório a pacientes com Covid-19

Botelho está desde a segunda-feira (13) na capital paulista, mas ele confessou que antes de tudo subestimou a doença. Tomou remédios para sinusite, achando que uma doença temporária, mas na verdade já estava em fase avançada da doença causada pelo novo coronavírus. 

"Eu cometi alguns erros, subestimei a doença, achei que era uma sinusite, pois todo ano tenho. Todo ano eu tenho esse problema, achei que fosse normal. Na quinta-feira chegou outro resultado. DDeu negativo, continuei tomando remédio pra sinusite. Depois senti dor no corpo. Veio febre três vezes seguida. Liguei para o Dr Carlos Carretone e após exames em Cuiabá, que deu 10% de comprometimento [do pulmão] e depois de três dias, 50% de pulmão comprometido, eu resolvi vir a São Paulo", comentou o presidente.

Botelho não está entubado. Está apenas recebendo oxigênio em uma unidade de saúde particular, em um leito de atenção semi-intensiva, e segundo ele, só foi buscar tratamento em outro estado porque os leitos estão colapsados em MT e não teria condições de encontrar uma UTI se fosse necessário.

Na descrição dos sintomas da doença, Botelho relata que teve febre de mais de 40 graus durante a noite. "Tomei os remédios, não sentia a dor. Achei que era só sinusite. Tomei todos os dias, na sexta fui fazer uma tomografia. Tava com comprometimento de 10% do pulmão, o Dr colocou mais um antibiótico, pois a azitromicina não fez efeito. Ai na segunda-feira eu faria outro exame. Ocorre que nesse final de semana tive febre, calafrio, domingo pra segunda tive muita febre, tive que levantar a noite até pra tomar banho, a febre passava de 40 graus”, contou.
 
“Fui fazer a tomografia e detectou que tinha mais de 50% de comprometimento. Ficamos na opção de precisar de UTI, e como Cuiabá está colapsada, então nós tivemos a análise de que precisava ir para São Paulo. Estou numa unidade semi-intensiva, estou acompanhando por monitores, não fui entubado, e espero não precisar. Estou no oxigênio, faz parte do processo, é um processo difícil", contou Botelho, com detalhes.

Por fim, o deputado disse que espera até o fim de semana já estar em Cuiabá e recuperado. "Mas, em dois dias eu saio daqui, vou pro quarto esperar a recuperação. É isso, obrigado a todos e boa sessão", disse Botelho, que passou o bastão do comando dos trabalhos na próxima quarta-feira (15) para o deputado João Batista (Pros), já que a vice-presidente Janaina Riva está em casa gestante e o deputado Max Russi ainda se recupera da Covid-19.

29 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ivanildo Marinheiro
    15 Jul 2020 às 22:05

    Força guerreiro! Você vai passar por mais esse obstáculo! Não há limites pra quem está com Deus, fé que a vitória vem??

  • Francisca
    15 Jul 2020 às 14:34

    Subestimou foi os eleitores dele. Todos feitos de palhaço. Deputados não compraram um respirador, não pressionaram o Gov para fazer testagem nem nada. Quando adoecem vai se internar no Hospital Albert Eisten .Enquanto nós não temos nem um leito, estamos morrendo a míngua. Isso é subestimar.

  • LUCAS
    15 Jul 2020 às 11:02

    Uai Botelho, porque a vossa excelência não foi tratar da Covid19 na upa do verdão?? até quando isso vai continuar, a população morrendo esperando por uma vaga de UtI, e o senhor pega avião com nossa custa e vai tratar em Hospital luxuoso em nossa custa..o Brasil é uma vergonha ...

  • Miriam
    15 Jul 2020 às 10:28

    Os mais abastados vão de avião para São Paulo. Os outros entram na fila para tudo nos hospitais, desde remédio a internação.

  • rafaeli
    15 Jul 2020 às 08:47

    CIDIRLENE FAÇO MEUS OS SEUS COMENTARIOS ? E POR ISSO QUE ESTAMOS PASSANDO POR TUDO ISSO, FALTA DE AMOR , FALTA DE HUMANIDADE . INDEPENDENTE SE ELE E POLITICO OU NÃO . SE TEM DINHEIRO OU NÃO ELE E UM SER HUMANO, E PAI, E FILHO E AMIGO E FAMILIA, ELE E O AMOR DE ALGUEM . AI VEM ESSAS PRAGAS PRATICAMENTE DESEJANDO O MAL .... PELO AMOOOR DE DEUUUUS, OREM PELO PROXIMO POIS O PROXIMO PODE SER ALGUEM DE SUA FAMILIA

  • Edmilson rosa
    15 Jul 2020 às 08:33

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Teka Almeida
    15 Jul 2020 às 08:28

    Eu gostaria de saber onde esses políticos estão pegando o covid, pois desde que falaram da pandemia, todos os poderes estão fechados, mas estão recebendo seus respectivos salários e suas gordas verbas indenizatórias. Ah!!! é época dos conchavos políticos, a politicalha desavergonhada. Enquanto isso O Mauro MENTE tornou o Mato Grosso no epicentro do covid, somos a vergonha no Brasil todo e quem sabe agora até no exterior, não temos UTI, não temos medicamentos, não temos médicos, não temos saúde. Mas se tem pontes de concreto e preocupação para atacar os prefeitos. Enquanto isso a população padece, paga altos impostos mas não tem retorno, mas os políticos tem a sua disposição com nossos impostos tratamento de primeiro mundo. Eu tenho dó e só lamento é a perda do pai/mãe de família, dos nossos idosos que estão entregues a própria sorte.

  • rodrigo botelho pinto
    15 Jul 2020 às 07:45

    Em media 3mil diaria uti....ai em sampa ..mas de boa todo mato grossnesse ta pagando pra vc...

  • Bruno jose
    15 Jul 2020 às 05:29

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • juca da guarita
    14 Jul 2020 às 23:02

    Cidirlene Alexandra Cunha, com todo respeito, acho que você vive em outro mundo, ninguém está torcendo pela desgraça de ninguém, o fato é que, os políticos, em sua maioria, quando adoece procura os melhores hospitais e, tendo a oportunidade de melhorar a saúde pública não fazem, ok, outra coisa, se tiver um DAS ai desse seu eu quero...

Sitevip Internet