Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

cenas lamentáveis

Fogo no Pantanal mata fauna e fotos mostram macacos e veado queimados

Foto: Lalo de Almeida

Fogo no Pantanal mata fauna e fotos mostram macacos e veado queimados
O fogo que avança pelo Pantanal mato-grossense já acabou com pelo menos 10% de todo o território da maior planície alagada do mundo. Além de árvores e da vegetação em geral, quem também sofre com isso são os animais. No último final de semana, o fotógrafo Lalo de Almeida, da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc Pantanal, registrou dez macacos-prego e um veado mortos pelas chamas.


Leia também:
Militares cercados pelo fogo no Pantanal são resgatados por avião da FAB; veja fotos
 
Em uma reportagem do jornalista Fabiano Maisonnave, divulgada pela Folha de São Paulo, ele conta que a equipe encontrou os animais enquanto se dirigia para a Terra Indígena Perigara, dos bororos, maior refúgio das araras azuis.
 
Além do veado e dos macacos, os jornalistas também encontraram um cachorro do mato quase morto pelo fogo. No último sábado (15), seis militares do Corpo de Bombeiros ficaram cercados pelo fogo no Pantanal mato-grossense e precisaram ser resgatados pelo Esquadrão Pantera da Força Aérea Brasileira (FAB). Os brigadistas combatiam os focos de incêndios na região, por meio da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa.
           
Na última sexta-feira (14), as estimativas apontavam que uma área de 204 mil hectares, o equivalente a 285 mil campos de futebol, já teria sido atingida pelo fogo no Pantanal mato-grossense, nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé. 
 
Os combatentes obtiveram êxito na construção de uma linha de defesa de 14 quilômetros para proteção de uma área de mais de 26 mil hectares da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal. A área protegida equivale a 10 vezes o arquipélago de Fernando de Noronha. As equipes de combate terrestre estão atuando na região desde o dia 21 de julho. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet