Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

MANDATO DE QUATRO ANOS

Presidente Jair Bolsonaro nomeia professor Evandro como reitor da UFMT

Foto: Reprodução

Presidente Jair Bolsonaro nomeia professor Evandro como reitor da UFMT
Após mais de dois meses da eleição, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o professor Evandro Aparecido Soares Silva como reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O decreto, publicado nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU), passa a valer a partir da próxima quinta-feira (15) e o mandato de Evandro terá duração de quatro anos.


Leia mais:
Observatório da UFMT é o único no Centro-Oeste a participar de monitoramento internacional de mídia

O professor foi eleito em julho de 2020, com 66,9% dos votos. A consulta prévia à comunidade da UFMT foi apenas parte do processo para escolha dos novos gestores para reitoria. Em agosto, aconteceu a segunda etapa do processo, na qual foi definida a lista tríplice que foi encaminhada para o Ministério da Educação (MEC), para escolha e nomeação do novo reitor da UFMT, pelo presidente Jair Bolsonaro.

A votação aconteceu por meio digital, no site da UFMT, pelo sistema e-votação, devido ao atual momento de pandemia causado pela Covid-19, e foi conduzida pela Comissão Eleitoral Especial, constituída nos órgãos colegiados. No total, 5.487 pessoas votaram, sendo 1.265 docentes, 858 técnicos-administrativos e 3.364 estudantes.

Além da chapa vencedora no processo, também concorreram ao pleito a professora Danieli Backes, como candidata a reitora, e a professora Sandra Negri, como vice, que receberam 20,50% dos votos válidos e os professores Alexandre Paulo Machado e Elifas Gonçalves Júnior, que receberam 7,21% dos votos válidos. 

Evandro foi por três anos vice da ex-reitora Myriam Serra, que teve péssimo relacionamento com o Governo de Bolsonaro e pediu a renúncia no mês de fevereiro deste ano após uma série de problemas enfrentados pela UFMT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet