Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

apoio valioso

PDT ficará neutro no segundo turno, mas Fabrício não se arrepende de aliança com Gisela

Foto: Reprodução / Youtube

PDT ficará neutro no segundo turno, mas Fabrício não se arrepende de aliança com Gisela
O PDT decidiu ficar neutro neste segundo turno, sem apoiar nenhum dos dois candidatos à eleição municipal em Cuiabá. Desta forma, o Maestro Fabrício Carvalho, presidente municipal do partido e candidato a vice-prefeito na chapa de Gisela Simona (PROS), tomou decisão diferente de sua colega de chapa no primeiro turno. No entanto, ele diz que não se arrepende da aliança. “Saio muito maior do que entre, sem dúvida nenhuma eu venci”, afirmou.


Leia também:
Decisão de Gisela em apoiar Abílio causa racha em Pros, diz líder sindical

“Entendemos que nenhuma das duas candidaturas representam o que diz os princípios programáticos do nosso partido, porém é importante dizer que nós temos posição sim, mesmo que a posição seja não apoiar nenhuma das duas candidaturas. Nossa orientação é que exerçam o direito à democracia, exerçam o direito ao voto, não anulem e não percam a oportunidade de contribuir com a cidade. Nós temos dez dias para fazer essa avaliação crítica e pensar no que é melhor para Cuiabá. Dessa forma o PDT se posiciona por não apoiar nenhuma candidatura e liberar seus filiados para que exerçam criticamente o direito do voto”, afirmou o maestro em um vídeo publicado nas redes sociais.

Ao Olhar Direto, Fabrício afirmou que não se arrepende da aliança com Gisela, mesmo após ela ter declarado apoio a Abílio Junior. “A caminhada com a Gisela foi uma caminhada muito importante para que a gente pudesse debater o que é importante para a cidade, meu afeto, meu carinho pela Gisela continuam absolutamente o mesmo, minha admiração por ela, é apenas uma questão de decisão de caminhos. Respeito a decisão dela, e ouvi as minhas bases, ouvi os meus candidatos a vereadores que participaram da campanha com muito afinco”.

“Eu saio muito melhor da campanha do que entrei, em que pese ter pego Covid, ter descolado a retina, machucado fisicamente, mas eu saio muito maior do que entrei, com muito mais aprendizado, com muito mais sensibilidade para as políticas que precisam ser desenvolvidas para a cidade, com muito mais entendimento de que gerando emprego, gerando renda, a gente vai conseguir equalizar diferenças, gerando oportunidade, corrigindo dificuldades sociais, atacando fortemente problemas que são crônicos na cidade”, completou o maestro.



Leia a íntegra do posicionamento do PDT estadual:

O Brasil tem vivido um momento de polarização política entre forças antagônicas ao campo progressista. A escalada do extremismo foi amplamente rejeitadas nas urnas em 2020, com a vitória eleitoral de toda uma diversidade de novos agentes políticos, negros e negras, mulheres, LGBTQI+, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e tantos outros membros da sociedade que raramente tinham representação.

No cenário brasileiro, o Partido Democrático Trabalhista conquistou 311 prefeituras, se tornando o partido do campo progressista com maior representação municipal em 2021. Em Cuiabá, o PDT apresentou uma frutífera composição partidária com o PROS, tendo Gisela Simona como candidata à prefeita e o pedetista Maestro Fabrício Carvalho como vice. Essa parceria conquistou 52.191 corações cuiabanos.

Os votos conquistados no primeiro turno representaram a vontade de mudança, que não era apresentada por nenhuma outra candidatura: Gisela e Fabrício foram a terceira via dos cuiabanos, o melhor projeto para Cuiabá. O fato é que, agora no segundo turno, a coligação “Mãos limpas e unidas por Cuiabá” encerra seu ciclo e cada partido - PDT, PROS, Rede Sustentabilidade e Avante - observarão sua linha ideológica e de atuação para seguir seu próprio caminho com independência.

Em reunião da Executiva do Diretório Municipal do PDT Cuiabá, foi unânime o sentimento de frustração entre as opções apresentadas para o segundo turno. Assim, se faz necessário compartilhar com a população a tese pedetista que levou à tomada de decisão do partido.

Primeiro colocado no 1º turno, o candidato Abilio Brunini representa diversos pontos antagônicos às bandeiras pedetistas. O alinhamento de Abílio junto ao presidente Jair Bolsonaro já o afasta de qualquer apoio pedetista, a resolução do PDT Nacional é muito clara quanto ao veto aos candidatos bolsonaristas.

Cuiabá, uma cidade que tradicionalmente preserva a diversidade como uma de suas maiores virtudes, deve se manter laica e não pode colocar sua história à mercê de decisões muito mais personalistas do que coletivas e democráticas. Cuiabá precisa de um projeto à altura de sua tricentenária trajetória.

Por outro lado, temos um candidato atrelado simbolicamente à corrupção. O próprio PDT, com seu representante na Câmara de Cuiabá, vereador Lilo Pinheiro, foi um dos principais críticos da gestão de Emanuel Pinheiro frente à Prefeitura de Cuiabá e inclusive participou ativamente dos processos legislativos travados em torno dessa pauta na Câmara Municipal.

Emanuel se blindou de críticas com uma assessoria truculenta, sua gestão contou com vários secretários afastados por denúncias de corrupção e nunca assumiu sua responsabilidade, terceirizando a culpa.

Diante desse cenário, no qual nenhum dos candidatos coaduna com os nossos princípios fundamentais e valores programáticos, o Diretório do Partido Democrático Trabalhista de Cuiabá tem se reunido e não permanecerá neutro no segundo turno, orientando os filiados e filiadas ao voto, sem anulação ou abstenção, pois acreditamos nos pilares da democracia representativa. Dar liberdade para protestar segundo a consciência de cada filiado.

O PDT fará uma análise criteriosa dos dois candidatos durante seus posicionamentos no decorrer dos próximos dias de campanha, para avaliar de maneira consciente a decisão do voto crítico que melhor favorecer Cuiabá, levando em conta posicionamentos que não violem as determinações e resoluções históricas partidárias e principalmente a consciência cidadã dos cuiabanos e cuiabanas.

Em contraposição, o PDT ensejará todos os seus esforços no prosseguimento da construção de uma alternativa política em Cuiabá que valorize as bandeiras defendidas pelo partido nos seus compromissos prioritários com as crianças, trabalhadores, mulheres, negros, indígenas e povos tradicionais, com o meio ambiente, o sistema previdenciário, a saúde, o trabalhismo, a tecnologia, com o fortalecimento do Estado e do serviço público, a valorização dos servidores públicos, a defesa intransigente da diversidade, da cidadania e dos princípios democráticos, se posicionando sempre contra as violações dos direitos fundamentais.

Esse é o compromisso do PDT com Cuiabá e com o povo cuiabano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet