Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Ferrovias em MT

Em defesa de Jayme, Júlio diz que Ferrogrão beneficiará família Maggi e cobra posicionamento de Fávaro

Foto: Rogério Florentino/OD

Em defesa de Jayme, Júlio diz que Ferrogrão beneficiará família Maggi e cobra posicionamento de Fávaro
Em defesa do irmão, o senador Jayme Campos (DEM), que nesta terça-feira (14) pediu pelo adiamento da apreciação do novo Marco para o Transporte Ferroviário, que estava em discussão no Senado, o ex-governador Júlio Campos (DEM) afirmou que uma priorização da Ferrogrão traria benefícios apenas para empresários do setor da soja, como os primos Blairo e Erai Maggi, e cobrou um posicionamento do senador Carlos Fávaro (PSD), assim como do governador Mauro Mendes (DEM) sobre o assunto.

 
Leia mais
Jayme critica ministro Tarcísio e pede humildade em discussão sobre ferrovias

 
Assim como o irmão Jayme, Júlio declarou que a estrutura e o projeto da Ferronorte, que tem como plano criar ferrovia em cidades como Rondonópolis, Jaciara, Cuiabá, Rosário Oeste e Nova Mutum já está adiantada e que falta apenas a retificação do Governo Federal para sair do papel.
 
O ex-governador também criticou o ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas em dar prioridade ao projeto da Ferrogrão, que ainda não tem recursos previstos e que beneficiará somente os barões da soja, que exploram o porto de Miritituba, no Pará.
 
“Ao invés de trazer a Ferronorte que sai de Rondonópolis, passando por Jaciara, Jucimeira, Cuiabá, beneficiando Nobres, Rosário Oeste, até Nova Mutum, eles já querem antecipar a Ferrogrão, que ainda nem tem recurso previsto. Para a Ferronorte que já vinha desde o Governo do Sarney e que agora só falta retificar pelo Governo do Bolsonaro, já tem o recurso previsto. A empresa Rumo que é a concessionária deste trecho está apenas esperando a autorização para iniciar a obra”, disse o Democrata em áudio em um grupo de WhatsApp.
 
“Também tem outro projeto em andamento liderado por empresários mato-grossenses do ramo da soja, como Erai Maggi, o Blairo Maggi, entre outros, que é a Ferrogrão, que sairá lá de Sorriso com destino ao Porto de Miritituba, onde já tem um porto explorado por eles. A Ferrgrãonão tem sequer projeto, quanto mais recursos previstos para esta obra. Há uma certa precipitação do ministro Tarcísio em querer viabilizar primeiro lá em cima, deixando nossa baixada cuiabana sem uma ferrovia a curto prazo. Isso o senador Jayme Campos, com o apoio do Wellington Fagundes não permitiram”, afirmou.
 
O ex-chefe do Executivo estadual ainda pediu para que o governador Mauro Mendes, que tem uma vida empresarial em Cuiabá se posicione, assim como cobrou o posicionamento de Fávaro, que é muito ligado a família Maggi.
 
“Temos que exigir agora um posicionamento do novo senador Carlos Fávaro com relação a esta situação. Ele tem que sair do muro e decidir se ele vai ficar conosco defendendo a Ferronorte, ou vai ficar com a Ferrogrão, sem interligar nossa região ao sistema ferroviário. O próprio governador Mauro Mendes que fez sua vida empresarial em Cuiabá tem que se posicionar apoiando a Ferronaorte e a chegada da ferrovia a Cuiabá ao invés de começar lá em cima no Nortão, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet