Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DIREITA E ESQUERDA

Com indefinição sobre VLT ou BRT, Emanuel autoriza ônibus com portas dos dois lados

05 Fev 2021 - 11:27

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Com indefinição sobre VLT ou BRT, Emanuel autoriza ônibus com portas dos dois lados
Defensor incansável do VLT, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já autorizou os empresários que detêm a concessão do transporte coletivo em Cuiabá a adquirir novos ônibus com portas do lado direito e também esquerdo. A medida é necessária por conta da indefinição quanto a qual modal irá ser implementado no município.


Leia também:
Borges critica debate “irracional” sobre troca do VLT e diz que MPE irá fazer fiscalização técnica

A celeuma sobre as portas surgiu após o Governo estadual anunciar decisão de retornar o projeto de conclusão do BRT, que irá rodar nos canteiros centrais das vias. Para a integração do modal com o transporte coletivo, os ônibus que também irão circular na faixa do BRT precisam ter portas à esquerda.

“Nesta quarta, me reuni com a AMTU. Os empresários foram estabelecer uma preocupação sobre o VLT ou BRT. Vão encomendar na segunda-feira (8) mais de 100 ônibus 0 Km e se a gente colocar as portas à direita e der BRT, a porta tem que ser à esquerda. Olha o prejuízo para o sistema. Disseram que alternativa é fazer as portas dos dois lados. O sistema que for decidido, os ônibus já estarão prontos. E eu autorizei fazer. A fabrica já está avisada. Estou defendendo o VLT, mas se não for escolhido, não terá problema”, disse, momentos antes da audiência pública da Assembleia Legislativa (ALMT) sobre a troca do VLT.

Emanuel garantiu que a implantação de portas nos dois lados dos veículos não trará impacto para a tarifa, já que é um investimentos dos empresários.

A renovação da frota chegou a ser tema de uma recomendação do Palácio Paiaguás à Prefeitura de Cuiabá, no sentido de que o município suspendesse a chegada de novos ônibus, enquanto o projeto de integração do BRT com o transporte coletivo não ficasse pronto. Emanuel ignorou o documento e reforçou a meta de ter novos carros com ar-condicionado nas ruas de Cuiabá.

A meta do emedebista é até 31 de maio contar com 111 novos carros e mais 90 com ar condicionado. Com isso, Cuiabá se tornará uma das primeiras capitais brasileiras a ter 50% dos ônibus em circulação totalmente climatizados.

Atualmente, a Capital conta com 382 ônibus atendendo os bairros das quatro regiões da cidade. Com o processo de modernização iniciado, 291 veículos deverão ser climatizados, neste curto prazo. Ainda segundo explicado pelo prefeito, o planejamento é de que, em 2022, esse número suba para 75% e, nos anos seguintes, 100% da frota seja alcançada. Além disso, a idade média dos veículos também será reduzida para 4,5 anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet