Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

alerta

Escolas estaduais apresentam casos de Covid-19 e suspendem atividades em VG

Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto

Escolas estaduais apresentam casos de Covid-19 e suspendem atividades em VG
Cinco escolas estaduais de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) apresentaram casos de Covid-19, após a retomada de atividades presenciais com professores que aconteceu neste mês. A situação gera preocupação da categoria que é contra o retorno dos alunos para as sala de aulas antes da vacinação.


Leia mais:
Dono do Bar do Edgare é internado com 90% do pulmão comprometido pela Covid-19

Três estão com as trabalhos suspensos esta semana. São elas: A Escola Estadual Ubaldo Monteiro, no Jardim dos Estados; EE Porfíria Paula de Campos (Santa Isabel) e EE Fernando Leite de Campos.

As demais, EE Professora Vasti Pereira, no Mapim, estava atuando apenas com funcionários; e a Escola Estadual Especializada CHP Célia Rodrigues Duque, na região central, permanece em atividade.

No início da semana, um professor da Escola Estadual Porfíria Paula, apresentou os sintomas, após a esposa diagnosticar positivo para a doença. Os demais educadores quando souberam, cobraram posicionamento da direção, que suspendeu as atividades até a próxima segunda-feira (22).

O mesmo professor positivado na Escola Porfíria dá aulas em mais duas escolas estaduais na Várzea Grande – EE Adalgisa de Barros e EE José Leite de Moraes. Contudo, os profissionais dessas unidades não correm risco de contágio, já que estão em atividades remotas.

A situação da EE Porfíria de Paula está preocupando os docentes. A permanência de atividades presenciais na escola, com a proximidade, apesar da máscara e do álcool gel, é um risco que não querem correr. 

A EE Fernando Leite emitiu um comunicado nas redes sociais informando a suspensão das atividades nesta quinta e sexta-feira (18 e 19), após casos de Covid-19 confirmados. As informações repassadas não citaram quantos casos ao certo, apenas que a suspensão ocorreu para que “a direção tome medidas sanitárias para o retorno em segurança”.   

No CHP Célia Rodrigues, as atividades permaneceram regulares após o afastamento da professora, há duas semanas. Conforme apurado, a professora usava máscara regularmente e foi afastada assim que o quadro foi diagnosticado. A escola está sem aulas presenciais com estudantes, mas os cerca de 16 profissionais que atuam na unidade permanecem em serviço.

Na Escola Estadual Vasti Pereira, foram dois casos confirmados e dois com suspeitas. “A constatação dos casos nessas três unidades – Ubaldo, Porfíria e Vasti – chama a atenção pela proximidade entre os bairros”, destaca a dirigente do Sintep Várzea Grande, Cida Cortez.

Mas, para além desse fato, Cida Cortes chama a atenção para o diagnóstico em funcionários na Escola Vasti. “Eles já estavam atuando antes mesmo dos professores, foram ignorados pelo governo, como se a profissão - Técnicos e Apoios Administrativos – fosse imune ao vírus. Estiveram na linha de frente no período de matrículas e foram os que ficaram expostos ao risco o tempo todo”, destacou a dirigente.

“Aulas presenciais apenas com a vacinação. A situação da pandemia não pode ser conduzida de forma irresponsável, como se fosse apenas uma gripezinha. O número de casos registrados, inclusive, com o aumento do número de mortes e ocupações de leitos, neste início de 2021, confirmam que as escolas são um espaço oportuno para a propagação do vírus. O capital humano tem sido desrespeitado pela gestão Mauro Mendes, que ainda não assegurou medidas necessárias para preservar os profissionais”, afirma o dirigente do Sintep/MT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Soares.

(As informações são do Sintep)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet