Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

contra a Covid-19

Usuários registram aglomeração em Centro de Vacinação e pedem drive-thru; Prefeitura aponta erro no sistema; fotos e vídeos

Foto: Reprodução / Marcia Midori

Usuários registram aglomeração em Centro de Vacinação e pedem drive-thru; Prefeitura aponta erro no sistema; fotos e vídeos
Quem agendou um horário para vacinação nesta quarta-feira (24) encontrou um cenário de aglomeração e desorganização no Centro de Eventos do Pantanal, onde a Prefeitura concentrou seu local de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Revoltada, uma funcionária pública que foi levar a tia para tomar a vacina afirmou que a situação é desumana, e questionou o porque de a Prefeitura não ter instalado o sistema “drive trhu” para evitar aglomerações.


Leia também:
“Nove policiais penais morreram, enquanto quatro presos vieram a óbito”, compara deputado ao pedir prioridade na vacinação
 
“Pegaram público de 75 a 79 anos, que faz mais de um ano que não sai de casa, para ficar em pé na fila, no sol, todo mundo aglomerado. Cadeiras fora dos marcadores porque as pessoas precisam de acompanhante. Como uma cidade do tamanho de Cuiabá, uma capital do estado, uma das cidades do maior PIB do país fica à mercê de um prefeito que não é capaz de organizar um drive-thru?”, questionou Marcia Midori.
 
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, não é possível instalar o drive trhu porque “a bula das vacinas e o plano nacional de imunização prescrevem que seja feita a pós-vacinação, isso porque a vacina é nova e possíveis reações adversas devem ser monitoradas”. “O polo de vacinação conta com técnicas de enfermagem no pós vacinação para orientar e observar as pessoas e , se tiver qualquer emergência, o espaço já conta com 6 leitos de estabilização e duas ambulâncias com equipe de socorro preparada. Somos uma das poucas cidade, senão a única que está seguindo a risca essa recomendação, visando a segurança dos pacientes”, garante a assessoria de imprensa.
 
Outra crítica de Márcia foi em relação ao número de senhas distribuídas por horário que, segundo ela, são 200. “Se cada idoso tiver um acompanhante, já são 400 pessoas por hora. (...) Nada justifica isso que está acontecendo, isso é um crime contra a saúde publica, você não aglomera 400 pessoas num ambiente para fazer vacinação em tempo de pandemia. Gente que tem um monte de comorbidade, fora problemas de locomoção”, lamentou.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura, esta quarta-feira (24) foi um dia atípico pois, “devido ao problema técnico ocorrido no agendamento da vacinação contra a Covid-19 detectado na terça-feira (23), houve muito mais agendamentos do que o previsto, o causou fila de idosos no polo de vacinaçaõ, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, na manhã desta quarta-feira (24)”. Geralmente, de acordo com a assessoria, são apenas de 60 a 70 senhas por hora.

Outro fator apontado pela Prefeitura como causador das aglomerações está no fato de os idosos comparecerem em horário anterior ao agendado e com mais de um acompanhante. Devido ao problema desta quarta-feira (24), servidores da pasta trabalham no local par orientar os usuários e mais aplicadores de vacina estão sendo convocados para atender à grande demanda. “A SMS pede desculpas pelo transtorno e conta com a compreensão de todos, que serão atendidos no local”, completou.

Para Márcia, a situação é insustentável. “Estou fazendo isso porque tem minha mãe para vacinar ainda e não quero isso duas vezes. Quero indagar porque só Cuiabá. Em todos os estados da federação, não admite drive thru. Qual o interesse para concentrar todo mundo aqui? É espalhar o vírus para ganhar mais dinheiro? Os velhinhos estão com medo, estão aterrorizados porque faz mais de um ano que não saem de casa. E é gente que não consegue se expressar. Amanha não pode ser do jeito que foi hoje, porque do jeito que foi hoje não pode ser nunca mais”, destacou.
   


Leia a íntegra da nota da Prefeitura:

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informa que:
- Devido ao problema técnico ocorrido no agendamento da vacinação contra a Covid-19 detectado na terça-feira (23), houve muito mais agendamentos do que o previsto, o causou fila de idosos no polo de vacinaçaõ, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, na manhã desta quarta-feira (24).
- O comparecimento de idosos em horário anterior ao agendado e com mais de um acompanhante também contribui para causar aglomeração. 
- Servidores da pasta trabalham no local par orientar os usuários e mais aplicadores de vacina estão sendo convocados para atender à grande demanda.
- A SMS pede desculpas pelo transtorno e conta com a compreensão de todos, que serão atendidos no local.
 

Sobre o drive trhu:
 

- A bula das vacinas e o plano nacional de imunização prescrevem que seja feita a pós-vacinação, isso porque a vacina é nova e possíveis reações adversas devem ser monitoradas. As pessoas vem, são vacinadas e ficam cerca de 20 a 30 minutos aguardando.
- O polo de vacinação conta com técnicas de enfermagem no pós vacinação para orientar e observar as pessoas e, se tiver qualquer emergência, o espaço já conta com 6 leitos de estabilização e duas ambulâncias com equipe de socorro preparada. 
- Somos uma das poucas cidades, senão a única, que está seguindo a risca essa recomendação, visando a segurança dos pacientes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet