Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MESMO COM RESTRIÇÕES

Mauro comemora autorização para importação da Sputnik; Anvisa, no entanto, não prevê doses para Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Mauro comemora autorização para importação da Sputnik; Anvisa, no entanto, não prevê doses para Mato Grosso
O governador Mauro Mendes (DEM) comemorou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em aprovar o pedido de importação excepcional da vacina Sputnik V. A decisão proferida na noite desta sexta-feira (04), no entanto, não traz a liberação para Mato Grosso, que firmou acordo para a aquisição de 1,2 milhão de doses, em março.


Leia também:
Diante de baixa procura, Cuiabá fará rodízio entre os polos de vacinação aos sábados e feriados

Conforme definido pela agência federal, a quantidade de doses liberadas neste momento será restrita a 1% da população de apenas seis estados do Nordeste: Bahia (300 mil) , Maranhão (141 mil), Sergipe (46 mil), Ceará (183 mil), Pernambuco (192 mil) e Piauí (66 mil). O órgão, que recentemente havia rejeitado a compra dos imunizantes, mudou a orientação depois da chegada de novos documentos da fabricante russa. Ainda assim, estabeleceu protocolos específicos para a aplicação das doses.

Em abril, um pedido de autorização para importação de 30 milhões de doses da Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, para 14 estados (entre eles Mato Grosso) tinha sido rejeitado pela Anvisa. Tal solicitação é independente do pedido de uso emergencial da vacina feito pela empresa União Química, que está suspenso e depende de informações completas do laboratório.

Apesar dos entraves colocados, Mauro afirmou que a decisão é uma vitória para a população de Mato Grosso e do Brasil. “Ainda que os lotes liberados por enquanto sejam reduzidos, toda e qualquer quantidade de vacina já é suficiente para salvar vidas, e é isso que importa. A importação vai acelerar o processo de vacinação e complementar a imunização que está sendo coordenada pelo Governo Federal. Fico feliz por termos colaborado para isso".

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, comemorou a decisão. Ele pontuou que a aplicação do imunizante vai resultar em menos internações e óbitos, que é o mais importante neste momento. "Com essa autorização pela Anvisa, poderemos vislumbrar uma ampliação da cobertura vacinal em Mato Grosso”. 

Próximos passos

O Governo do Estado adquiriu 1,2 milhão de doses da Sputnik V, que já contém os dois componentes da vacina, ou seja, as doses poderão imunizar 1,2 milhão de pessoas. A aquisição ocorreu junto ao Fórum de Governadores da Amazônia Legal e do Consórcio Nordeste. 

Na próxima semana, o Governo de Mato Grosso deve se reunir com a Anvisa e com o Fundo Russo para alinhar os próximos passos para a chegada e aplicação do imunizante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet