Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

sítio pesqueiro

Wilson diz que por ser rio federal, há dúvida sobre possibilidade da AL legislar sobre o Cuiabá

24 Ago 2021 - 14:02

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Wilson diz que por ser rio federal, há dúvida sobre possibilidade da AL legislar sobre o Cuiabá
O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) afirmou que, além de, em sua opinião, a lei nº 11.436, que dispõe sobre os sítios pesqueiros, prejudicar os ribeirinhos, há ainda uma dúvida sobre a possibilidade e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) poder legislar sobre um rio federal. Segundo o tucano, a Agência Nacional das Águas alega que o rio Cuiabá é federal, e a lei, de autoria do presidente Max Russi (PSB), inclui o rio Cuiabazinho.


Leia também:
‘Estão tentando implantar o Cota Zero com nome de sítios pesqueiros’, diz especialista sobre lei da pesca

“A lei foi construída de forma equivocada, não respeitou as comunidades ribeirinhas, essas comunidades não foram ouvidas em nenhum momento. O Rio Cuiabá é um rio federal, há uma dúvida se a Assembleia tem prerrogativa para elaborar legislação sobre rio federal, quem define se o rio é federal ou não é a Agência Nacional de Águas, a Agência define o rio Cuiabá como rio federal”, argumentou Wilson. O parlamentar ainda acusou Russi, autor da lei, de desconhecer seu conteúdo. “ O presidente Max, ao repassar informações sobre a lei, não afirmou e não disse que o rio Cuiabazinho também foi proibido da pesca profissional. Ele apenas relata sobre o rio Manso, mas na lei, no artigo 1º, no parágrafo único, no item 1 está claro que 100% do rio Cuiabazinho também foi proibida a pesca profissional, o transporte e a venda do pescado por populações ribeirinhas”, completou.

A lei 11.486/2021, que já foi aprovada, proíbe a pesca predatória nos entornos da barragem da Usina Hidrelétrica de Manso, distante 100 km de Cuiabá. Os trechos onde são proibidos o uso dos recursos pesqueiros, conforme a normativa, compreendem o Rio Cuiabazinho e suas drenagens até a confluência com o Rio Manso e; Rio Manso e respectivas drenagens até a confluência com o Rio Cuiabazinho.

Segundo a Lei, o sítio pesqueiro está classificado, de acordo com seu objetivo, como área destinada para a prática da pesca esportiva, nos termos da Lei n 9.074, de 24 de dezembro de 2008. Portanto, "fica autorizada a pesca de subsistência mediante cadastramento dos integrantes das comunidades ribeirinhas no órgão competente”, cita trecho da norma. 

O texto deixa claro que fica proibida a extração de recursos pesqueiros a menos de cinco quilômetros de proximidade da barragem da Usina Hidrelétrica de Manso, salvo nas modalidades de pesca exercidas com a finalidade de subsistência ou amadora. Caso seja flagrada a pesca na área estabelecida, será aplicada multa de até 3 UPF/MT por kg por produto e subproduto.

Para Wilson, a saída é anular esta lei e discutir as reservas para pesca esportiva posteriormente, com mais clareza. “Assim de cima para baixo fica parecendo que é um fatiamento do Cota Zero. Cota Zero não passou e nem passa aqui na Assembleia”, argumentou o parlamentar. Ainda de acordo com o tucano, apesar de a lei ter sido discutida na AL, ela foi modificada e os parlamentares a aprovaram por descuido.

“O projeto ficou aqui de uma forma, o que o deputado Max propôs inicialmente teve apoio da casa e dos cientistas, que era a proibição 5km abaixo e 5km acima da barragem de todo tipo de pesca, todo mundo aceito. Mas durante esses meses todos ele foi modificado silenciosamente, até que chegou num substitutivo e construiu esse frankstein que revoltou a comunidade científica, os ribeirinhos e revolta os demais pescadores porque pode ser o início do Cota Zero”, lamentou.

“Não somos especialistas no tema pesca. Como no início o projeto era muito bem aceito pela comunidade científica e até os próprios pescadores, nós achávamos que estávamos votando o projeto inicial, que era a proposta original e não era. Todos nós... eu não pedi vista, mas todos nós aqui ao votarmos não tínhamos o conhecimento profundo do que era”, finalizou o peessedebista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet