Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

autoridades lamentam

Frequentado por Dante de Oliveira, Bar da Ítala era ‘reduto político’ e foi berço de grandes decisões

25 Ago 2021 - 10:04

Da Redação - Isabela Mercuri / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Frequentado por Dante de Oliveira, Bar da Ítala era ‘reduto político’ e foi berço de grandes decisões
Após o falecimento de Ítala Griggi, aos 83 anos, políticos de Cuiabá relembraram a importância que seu bar teve para a intelectualidade mato-grossense. Dentre os frequentadores do local estão nomes como o governador Dante de Oliveira, o prefeito Emanuel Pinheiro, o advogado Francisco Faiad e deputados estaduais Janaina Riva, Paulo Araújo e Wilson Santos.


Leia também:
Morre aos 83 anos proprietária do tradicional Bar da Ítala

A proprietária do famoso “Bar da Ítala” morreu aos 83 anos. Famoso pela bolinha de carne, coxinha de massa de mandioca e outros pratos, o estabelecimento, localizado no bairro Goiabeiras, na capital mato-grossense, reunia jornalistas, empresários e políticos.

Em 2015, o restaurante da Dona Ítala foi atingido por um incêndio no dia 30 de agosto, e a proprietária sofreu queimaduras de primeiro e segundo grau nas mãos. Logo, diversos amigos e frequentadores do local ajudaram a reformar e reabrir o bar, doze dias após o acidente.

“Faleceu hoje a dona Ítala do famoso Bar da Itália no bairro Goiabeiras. Local que remete a história de Cuiabá, onde se reuniam intelectuais, estudantes, políticos e outros pensadores. Local de liberdade plena de pensamentos e debates de ideias. Por muito tempo foi o local escolhido por emedebistas para falar e discutir a política Cuiabana e mato-grossense. Grandes tempos. Vá com Deus Ítala, ficam sua simpatia e seus sabores”, lamentou Faiad (MDB).

Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, lamentou o falecimento e afirmou que o bar era um dos mais tradicionais da capital.  "Quero deixar meus pêsames aos familiares de dona Ítala. Eu fui um dos frequentadores do restaurante dela, um dos melhores da nossa cidade, onde encontrava velhos amigos, políticos, onde se reunia toda a cuiabania", disse.

A deputada Janaina Riva (MDB) lembrou do tempo que ia, quando criança, e encontrava o governador Dante de Oliveira no local. “Ela era muito famosa pela farofa de ovo, o bolinho de mandioca, e eu fui algumas vezes lá e frequentei inclusive com o ex-governador que era o Dante de Oliveira, ele gostava muito de lá. Por isso ela ficou conhecida como reduto do PSDB, mas na verdade era um reduto dos boêmios, todo mundo que gostava de beber cerveja gelada ou de comer bem ia até a Ítala. Então a descida da Ítala ficou muito famosa em Cuiabá, e com certeza vai deixar saudades pela história e por tudo que ela representou no contexto político e cultural de Mato Grosso”, comentou.

Wilson Santos (PSDB), inclusive, apresenta uma moção de pesar à família Griggio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na sessão desta quarta-feira (25). “Fui frequentador do restaurante da Ítala, era uma figura ímpar, solteirona, sempre atenta, ela que comprava os insumos, os componentes para a comida, era exigente na qualidade dos produtos, seu único garçom, filó, piava fino na mão dela... e tinha uma clientela eclética. Jornalistas, intelectuais, magistrados, políticos, empresários. O bar era pequeno, mas cabia muita gente e muitas decisões importantes na política foram tiradas ali, no bar da Ítala. (...) A comida da Ítala é inesquecível, uma comida simplesinha, um arrozinho carreteiro, uma galinha com arroz, uma farofa maravilhosa, e muitos iam lá pela qualidade da comida, e outros iam para reencontrar amigos, era um ambiente muito saudável, muito gostoso, e é uma profissional que vai fazer muita falta a todos nós”, lamentou.

O deputado estadual Paulo Araújo (PP), que também frequentou o local por muito tempo, e também relembrou a presença de Dante. “A Ítala era muito querida, facilmente, na minha opinião, era a melhor costelinha de porco frita com mandioca. Sempre uma cervejinha gelada, as porçõezinhas, o arroz com costelinha, o frango com arroz... comidas típicas. Para nós a perda dela foi muito difícil porque a gente guarda aqueles momentos ímpares que eram das reuniões que aconteciam naquele local, por muito tempo frequentado inclusive pelo governador do estado de Mato Grosso”, lembrou.

“O Dante era um frequentador assíduo para a Ítala, e outros vários políticos. Então deixa uma dor irreparável. Inclusive eu participei do evento de auxílio financeiro quando pegou fogo. Então deixo uma lembrança prazerosa dos tempos áureos da Ítala. Lá, por um determinado momento, concentrou o berço da política mato-grossense. Governador do estado de Mato Grosso frequentava ali, secretários, ali era um ponto de encontro da nata da política mato-grossense”, completou o parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet