Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

na Europa

Opel foi fundamental para expansão da GM

A Opel se lançou na produção de automóveis em 1898. Depois a Opel se tornou fornecedora.

Após 80 anos de união, a montadora norte-americana General Motors (GM) aceitou finalmente nesta quinta-feira (10) ceder ao grupo canadense Magna o controle de sua marca alemã Opel, que se transformou ao longo do tempo na ponta de lança para seu desenvolvimento na Europa.


A GM anunciou sua decisão de vender 55% de suas filiais europeias Opel e Vauxhall à Magna, associada ao banco russo Sberbank, mas conservará 35% e oferecerá 10% aos empregados.

Esta virada é histórica, tanto para os empregados da Opel como para a GM que havia integrado a marca alemã e lhe havia confiado um de seus grandes centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo, especializados entre outras coisas em motores.

A Opel se lançou na produção de automóveis em 1898.

Depois a Opel se tornou fornecedora da corte do imperador William II. Mas, sobretudo, são os pequenos modelos fabricados pelo construtor que garantiram seu sucesso.

A General Motors, que viu na Opel a marca-chave para sua expansão na Europa, concentrou sua produção unicamente em automóveis. Com os americanos a produção em série se impôs rapidamente. O "Kadett", pequeno modelo familiar, se tornou o mais vendido.

Durante a guerra, a Opel produziu principalmente caminhões "Blitz" para o exército. Depois de 1945, os aliados a obrigaram a se concentrar na produção de geladeiras.

Logo no início da década de 1950, voltou a produzir carros. Doze anos depois, lançou uma nova versão do "Kadett".

O início da década de 1970 foi o período de ouro para a Opel, que conquistou 20% do mercado alemão. Mas a Volkswagen acabou com sua liderança ao lançar o Golf.

A Opel nunca mais conseguiu se recuperar. Sua diversificação nos carros de alto luxo, com o Omega, e até com carros esportivos, como o Tigra, fracassou. Os problemas de qualidade afetaram sua reputação.

Em 2001, afetada por sua casa matriz, foi submetida a uma dura reestruturação. Conseguiu tirar a cabeça da água principalmente por dois pequenos modelos: o Corsa e o Astra.

Mas, nos últimos meses, o construtor teve alguns sucessos, entre outros com o novo modelo Insignia, designado o carro europeu do ano 2009, e apresentando no último salão do automóvel em Genebra seu carro elétrico Ampera.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet