Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

conta de luz

Consumidores da ‘Tarifa Social’ terão bandeira verde em dezembro, mas outros seguem com conta alta até abril

Foto: Reprodução

Consumidores da ‘Tarifa Social’ terão bandeira verde em dezembro, mas outros seguem com conta alta até abril
Consumidores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica terão ‘bandeira verde’ na conta de luz a partir do mês de dezembro. A determinação foi da Agência Nacional de Energia Elétrica. A bandeira verde não tem custo extra. O anúncio foi feito no dia 26 de novembro.


Leia também:
Cuiabá recebe novo alerta para chuvas fortes nesta terça-feira; veja previsão

De acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, a bandeira que estava em vigor para clientes cadastrados na Tarifa Social em novembro era a Amarela, que equivale ao pagamento de R$ 1,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em virtude das datas de medição, alguns clientes deste grupo ainda vão receber neste mês a cobrança da bandeira amarela (referente a novembro), a depender da data de leitura da unidade consumidora.

Para os demais consumidores, a bandeira vigente no período segue sendo a de Escassez Hídrica, criada por meio da Medida Provisória nº 1.055/2021, do Governo Federal. A bandeira indica situação crítica para a geração de energia no Brasil, por causa da falta de chuva. A previsão é que ela seja válida até abril de 2022, podendo ser revista antes caso as condições dos reservatórios melhores no país.

A bandeira de ‘Escassez Hídrica’ tem custo de R$14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Essa cobrança vale para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional. Este custo representa um aumento médio de 6,78% na conta de luz dos clientes residenciais do Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet