Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Enchente isola famílias em comunidade rural de Siderópolis (SC); previsão é de mais chuva

A chuva que atinge grande parte de Santa Catarina nos últimos dias aumentou o nível do rio São Bento, que transbordou e invadiu uma estrada em Siderópolis, município no sul de Santa Catarina. Com isso, cerca de 12 famílias que vivem em uma comunidade rural estão isoladas desde a manhã desta sexta-feira.


De acordo com o prefeito Douglas Gleen Warmling, o Guinga, a água ainda não alagou as casas e não há registros de feridos. Porém, o temor é de que, com a previsão de mais chuva, a situação se agrave na comunidade.

"O nosso maior problema é que há previsão de mais chuva. Tem chovido continuamente, mas não houve temporal, e esse é nosso maior medo", disse o prefeito à Folha Online. Segundo ele, apesar das chuvas, as casas destas famílias não foram alagadas e não há registros de pessoas desalojadas.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, até esta sexta-feira, 69 municípios registraram estragos relacionados à chuva. Destes, 65 estão incluídos no decreto de emergência assinado nesta semana pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Quatro pessoas morreram.

Segundo o prefeito, a cidade de Siderópolis não chegou a decretar situação de emergência neste ano, porém, estava entre os municípios que ficaram em situação emergencial em 2008 --quando 135 pessoas morreram em decorrência das chuvas.

Hoje, a Defesa Civil da cidade e a prefeitura irá se reunir para decidir quais medidas deverão ser realizadas para socorrer às famílias.

Warmling afirmou que os órgãos já estão de plantão para atender as ocorrências, porém, ainda não há uma previsão para que as famílias sejam retiradas do local. A comunidade fica a cerca de 13 km do centro de Siderópolis.

Previsão

A Defesa Civil Estadual divulgou nesta sexta-feira um alerta de mais chuvas no sul do Estado. Segundo o órgão, a previsão é que pancadas de chuva com intensidade forte atinjam a região no sábado (12) e no domingo (13), fazendo com que o volume de água atinja 150 mm, causando alagamentos.

Com a chuva, o solo na região do Vale do Itajaí e no litoral fica encharcado e vulnerável a deslizamentos. O mar deve ficar agitado nos próximos dias.

"As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros", alerta a Defesa Civil.

Em casos de emergência, a população deve procurar a Defesa Civil do município pelo fone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo fone 193.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet