Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Lindberg articula aliança com PDT para lançar candidatura ao governo do Rio

O comando nacional do PT vai ter que concentrar força na disputa regional no Rio de Janeiro para garantir palanque para a pré-candidata à Presidência a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). As divergências entre o governador Sérgio cabral (PMDB) e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), preocupam os petistas e a direção da legenda terá que batalhar para evitar que um possível racha tire espaço da campanha da ministra.


O prefeito começou a negociar uma aliança com o PDT para dar fôlego a sua pré-candidatura e ser lançado oficialmente como o nome do PT na briga pelo Palácio das Laranjeiras com Cabral.

A aproximação de Lindberg com o PDT contraria a orientação do comando do partido para que os petistas evitem fechar alianças regionais que prejudiquem o nome do partido na corrida pela sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ideia de Lindberg e do comando do PDT é criar uma chapa com partidos dissidentes para incomodar a tentativa de reeleição do governador do Rio. "A conversa existe, mas estamos muito cautelosos porque a primeira questão que tem que ser resolvida é interna do PT. Eles precisam se entender sobre lançar candidato ou não. O prefeito Lindberg é um bom nome, tem história política", disse o secretário geral do PDT, Manoel Dias.

Segundo Dias, o apoio de Lindberg também seria importante para o PDT ganhar mais espaço no cenário nacional. Nos bastidores, o prefeito de Nova Iguaçu estaria negociando com o PDT em troca do apoio a sua candidatura uma das vagas ao Senado na chapa do PT fluminense.

"Nesse momento estamos preocupados em dar musculatura e fortalecer a nossa representação na Câmara e no Senado, queremos, inclusive, dobrar a bancada de deputados federais. Agora, isso tudo é para o ano que vem. Estamos dando início às negociações", disse o dirigente pedetista.

Nas eleições municipais de 2008, a direção do PT não teve sucesso nas negociações e teve que contornar problemas pela independência do PT fluminense. Mesmo com os apelos do comando nacional para que os petistas apoiassem a candidatura do prefeito Rio, Eduardo Paes (PMDB), o partido lançou Jandira Feghali, que acabou derrotada no primeiro turno.

A Prefeitura de Nova Iguaçu confirmou a intenção de Lindberg de articular uma aliança com o PDT para lançar sua candidatura ao governo do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet