Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

90 METAS

Cuiabá já atingiu 58% das metas previstas no Pacto Global da ONU para 2022

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Cuiabá já atingiu 58% das metas previstas no Pacto Global da ONU para 2022
A Prefeitura de Cuiabá realizou a 1ª Reunião de Monitoramento e Realinhamento do Programa de Apoio ao Gerenciamento de Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE), na última segunda-feira (18), no formato on-line. O GPE é o antigo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e contempla as principais ações de sustentabilidade da Capital.


Leia mais:
Vias do bairro CPA III são contempladas com pavimentação asfáltica

Cuiabá é a quarta capital signatária no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e ocupa a 1.135º posição no ranking entre as 5.570 cidades que progrediram no cumprimento dos objetivos estabelecidos pela ONU.

Os trabalhos da reunião foram conduzidos pelo consultor e professor da UFMT, Paulo Henrique Desidério, que apontou que a estrutura do "Plano Estratégico - Cuiabá 2030" está definida de acordo com os eixos estratégicos do Pacto Global. Ele informou durante a reunião que o município de Cuiabá já alcançou 58,9%, das 90 metas previstas até o final do ano de 2022. 

As reuniões de monitoramento serão realizadas mensalmente, com foco em analisar os aspectos estruturais das metas, iniciativas e ações lançadas no sistema do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

A perspectiva é que o Município faça uma análise das propostas como um todo, após a interação com o consultor e professor da UFMT.

"Desde o início do nosso Plano de Governo e, agora, com a Agenda Cuiabá 2030, foram alinhados as ações e indicadores e ações para atender aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS. São objetivos e metas claras que versam sobre melhorar a vida das pessoas que aqui vivem, tendo respeito à preservação ambiental", declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura de Cuiabá tem aproximadamente duas mil ações de iniciativas estratégicas (programas e projetos) para acompanhar os 90 indicadores municipais inseridos no Sistema GPE/TCE que assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros. 

O novo GPE, sistema de apoio ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, tais como de saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social foi implantado pelo TCE, no mês de março desse ano. A coordenação dos trabalhos é feita pela Secretaria de Planejamento, com apoio dos técnicos da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) e acompanhamento do TCE.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet