Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Ex-general britânico sugere usar dinheiro para negociar com Taleban

Um general britânico reformado, enviado ao Afeganistão para pesquisar maneiras de se negociar com os integrantes do grupo fundamentalista islâmico Taleban, disse nesta quinta-feira que o dinheiro pode convencer jovens combatentes a desistir das armas.


O general Graeme Lamb, ex-comandante das Forças Especiais que serviu no Iraque e trabalhou perto do general norte-americano David Petraeus, responsável pela estratégia ocidental no Afeganistão, afirmou que comprar os combatentes já funcionou em outros lugares.

"Eu sempre disse no Iraque, você pode comprar a insurgência se tiver dinheiro suficiente", disse Lamb à rádio pública BBC em entrevista.

"São pessoas que poderiam escolher uma vida melhor", comentou sobre os jovens pashtos que lutam pelo Taleban.

Questionado sobre se tem dinheiro à disposição e se pretende comprar combatentes, Lamb não se comprometeu.

"Não é o caso de pagar um dólar e tirá-lo do combate por um mês ou dois", mas dar oportunidades melhores de emprego e uma melhor qualidade de vida, disse.

Lamb, que passou 37 anos no Exército, servindo na África, América do Sul, Irlanda do Norte, nos Bálcãs e no Iraque, disse que fazer acordos com insurgentes para que entreguem as armas não é uma questão apenas de convencê-los, mas de países como os Estados Unidos entenderem os benefícios da negociação.

No Iraque, disse ele, foi mais difícil levar os EUA para a negociação do que convencer grupos insurgentes sunitas e milícias xiitas.

Os Estados Unidos e a Otan não apresentaram qualquer estratégia formal de negociação com os talebans, que ganharam força nos últimos dois anos, intensificando os ataques contra as forças estrangeiras no país.

Mas os comandantes admitiram que em algum momento terão de tratar com o Taleban, ou com elementos dentro do grupo. Alguns acreditam que os membros de mais baixo nível hierárquico, como os jovens que têm aliança tribal com o Taleban-- podem ser convencidos a parar de lutar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet