Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DESTRUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Janaina ganha destaque nacional ao questionar Ibama e defender atuação das Forças de Segurança contra operações

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Janaina ganha destaque nacional ao questionar Ibama e defender atuação das Forças de Segurança contra operações
Financiada por produtores rurais, que repassaram ao menos R$ 390 mil para sua campanha de reeleição nas eleições de 2022, a presidente em exercício da Assembleia Legislativa (ALMT), Janaina Riva (MDB), ganhou destaque nacional ao defender que o Ibama não destrua tratores e outras ferramentas utilizadas para infrações ambientais. Em vídeo publicado no início do mês nas suas redes sociais, a deputada defendeu que as forças de segurança de Mato Grosso impeçam a atuação dos agentes federais de fiscalização.


Leia também
Concessionária afirma que estudo irá mostrar quantitativo de imóveis a serem desapropriados para duplicação da Imigrantes


De acordo com reportagem dos jornalistas Daniel Biasetto e Alan Souza, do O Globo, a deputada fez essa declaração mesmo com o fato de Mato Grosso ser o terceiro maior em índices de desmatamento do país. No ano de 2022, foi registrada uma devastação de cerca de 200 mil hectares –o equivalente a 200 mil campos de futebol–, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Casa Ninja Amazônia - projeto desenvolvido pelo Midia Ninja que combate aos retrocessos ambientais - classificou como um "absurdo" a defesa de que as Forças de Segurança entrem em confronto com agentes do Ibama, para impedir a destruição de equipamentos utilizados para crimes ambientais.

Nas postagens, a parlamentar pediu pela “não criminalização do produtor” ao governo federal. A deputada ainda afirmou que o estado precisa barrar as operações de fiscalização. "As forças de segurança precisam entrar e não podem permitir o que o governo federal está fazendo no nosso estado", disse a deputada em postagem do dia 1° de maio.

Em outro vídeo, a deputada ainda exibiu uma gravação que mostra um veículo em chamas e uma mulher chorando ao ver a destruição. Janaina Riva diz que a filmagem foi exibida no plenário da Assembleia e comoveu os demais parlamentares.

"Nós brasileiros, especialmente mato-grossenses, não podemos deixar as coisas acontecerem como elas estão acontecendo. Começa confiscando um bem, colocando fogo em trator e caminhão. Nem traficante está sendo tratado como produtor", disse na publicação.

"Esse absurdo aí é permitido por um decreto federal que o Lula assinou em 2008, que permite que se destrua qualquer equipamento utilizado para infrações ambientais. Se não houver direito à defesa e ao contraditório e, além disso, destruir o único instrumento de trabalho de uma família é um crime", completou.

Por meio da assessoria de imprensa, Janaina enviou um vídeo ao Globo em que nega as acusações de que estaria protegendo pessoas envolvidas com desmatamento. De acordo com a emedebista, a destruição dos veículos só poderia ser feita como medida extrema. Em relação o vídeo divulgado no Instagram e exibido na Assembleia, a deputada respondeu que o veículo era a “única propriedade de um pai e sua família”.

A parlamentar disse ainda que a melhor forma para combater o desmatamento no estado é a regularização fundiária por parte do governo federal.

Em contraponto, o Globo contrapôs as declarações de Janaina com as informações envolvendo a Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, em Mato Grosso, que segue ameaçada de destruição por parte de invasores. Reportagem do portal mostrou que esta unidade sofreu uma devastação de sete mil hectares, o equivalente a sete mil campos de futebol, em um período de 14 anos, de 2008 a 2022. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na unidade de conservação cresceu 720% no período.

Nesta região, também foram realizadas operações do Ibama e Força Nacional, em março. Na ação, um trator que era usado pelos madeireiros foi queimado pelos agentes.

Após a ação, um servidor da Funai, que preferiu não se identificar, recebeu uma ameaça de que homens iriam invadir a base do órgão no município de Colniza (1.065 Km de Cuiabá), onde parte da reserva está localizada. A ameaça seria uma retaliação à operação realizada pelas forças de segurança. Policiais da Força Nacional foram acionados para permanecer na base e seguem no local.

Leia a reportagem do GLOBO aqui.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet