Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Cidades

ANUÁRIO CIDADES SEGURAS

Ranking mostra Cuiabá como uma das capitais mais seguras do Brasil

Foto: Rogério Florentino

Ranking mostra Cuiabá como uma das capitais mais seguras do Brasil
Dados compilados pelo Anuário de Cidades Mais Seguras do Brasil revelam que Cuiabá tem um dos menores índices de assassinatos dentre as capitais brasileiras. De acordo com o achada, a taxa registrada na capital mato-grossense é de 16,4 homicídios a cada 100 mil habitantes. 


Leia também
Presidente do PL cobra posicionamento de Thiago Silva e reforça convite para filiação de Cláudio Ferreira

O estudo leva em conta informações mais recentes do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Florianópolis, que está na primeira posição do ranking, possui um índice de violência 1,7 vezes menor. No Recife, capital de Pernambuco e última colocada entre as 27 capitais, a taxa de violência é 3,46 vezes maior que Cuiabá.

As outras capitais do Centro-Oeste também figuram no ranking. Brasília está na terceira posição, com taxa de 14,2, Campo Grande com 21,0 na quinta posição e Goiânia com 21,5 na sexta posição.

Metodologia da pesquisa

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil é elaborado pela da MySide e possui  metodologia específica que desenvolve uma métrica para violência para cada estado com base nos dados municipais de assassinatos, encontrados no Painel de Monitoramento de Mortes, do Ministério da Saúde.

A metodologia, que é diferente de outras pesquisas de segurança presentes no mercado, foi pensada para corrigir potenciais subnotificações de assassinatos em cada município do Brasil.

No Anuário 2023, a taxa média de assassinatos no país a cada 100 mil habitantes foi de 24,9. Por outro lado, em Julho de 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou seu anuário, onde a taxa de assassinatos registrou índice inferior, com 23,4.

A discrepância nas métricas foi relativamente pequena e já era esperada, uma vez que são utilizadas diferentes fontes primárias de dados. Enquanto a MySide se baseia no banco de dados do Ministério da Saúde, que analisa os atestados de óbito registrados no Brasil, o Fórum utiliza dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet