Olhar Direto

Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

21 VOTOS

Câmara aprova revogação do título de Cidadão Cuiabano de Cattani após polêmica com Maysa Leão

Foto: Reprodução

Câmara aprova revogação do título de Cidadão Cuiabano de Cattani após polêmica com Maysa Leão
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o requerimento de autoria do vereador Luis Cláudio (PP), revogando o título de Cidadão Cuiabano do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), durante sessão ordinária na manhã desta terça-feira (5). A votação foi finalizada com 21 votos favoráveis e três contrários, dos vereadores Adevair Cabral (PTB), Wilson Kero Kero (Podemos) e Dr. Luiz Fernando (Republicanos). 


Leia mais
Botelho diz que nova polêmica envolvendo Cattani pode pesar na leitura de relatório da Comissão de Ética

Luis Cláudio solicitou a revogação do título de Cattani em maio deste ano, após o caso onde o parlamentar comparou mulheres grávidas à vacas prenhas, durante a instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

A aprovação do requerimento ocorre após mais uma polêmica envolvendo o deputado em ataques às mulheres. Dessa vez, com a vereadora Maysa Leão, que o acusa de ter editado um vídeo propositalmente, a fim de colocá-la como defensora de estupradores. 

“Esse deputado estadual, ele é, ele reitera os seus ataques às mulheres. Parece que é uma coisa que não tem cura. Se você deixa passar mais uma situação dessa, quem será a próxima vítima do deputado Cattani? Agora foi uma vereadora, uma representante popular de Cuiabá. Então, compara as mulheres aos animais, ataca os vereadores, quer dizer, ele sente uma sensação de impunidade tremenda, porque infelizmente, os pares daquela Casa, nada fazem, deixa como está”, disse Luis Cláudio na tribuna. 

"O que acontece na nossa sociedade é o radicalismo que prejudica as relações humanas, esse veio do radicalismo da direita, com o chapéu do interior do estado, não entendendo o que é politica, muito menos politica social e de relacionamento humano. Não entendendo a sua posição quando tece criticas inapropriadas às mulheres ao fazer comparação com os animais ou instigar o ataque a uma vereadora desta casa, por ser mulher, simplesmente. Em qualquer crime, senhor presidente, há aquela pessoa que incita. Então nós precisamos tomar essa providência, porque Cuiabá não pode deixar de dar uma resposta a esse deputado estadual. Se a Casa Legislativa não fizer nada, nós faremos, é isso que contará para a história de Cuiabá”, complementou.

Agora, o parecer da revogação do título de Cattani seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois será encaminhado ao presidente, vereador Chico 2000 (PL), para a validação final.

Entenda o caso

O vídeo envolvendo Maysa Leão e Cattani, é de um trecho de um podcast no qual participavam, e o deputado falava que uma das soluções para estupradores era um projeto de lei do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual era instituída a castração química para quem cometesse crimes sexuais.

Por conta da publicação, a vereadora e sua família tem recebido comentários ofensivos e ataques nas redes sociais. Ela pediu para o deputado apagar o vídeo, no entanto, foi negado. 

Nesta segunda-feira, a vereadora apresentou à Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um pedido de providências contra o deputado, assinado por 15 vereadores, pela suposta prática de difamação, violência de gênero e incitação ao crime. Segundo a vereadora, o ato de Cattani se enquadra em “algo análogo à quebra de decoro parlamentar". 

Maysa revelou também que registrou um boletim de ocorrência contra Cattani na Delegacia de Crimes Virtuais e também na Delegacia da Mulher. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet