Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Lobão prevê leilão do pré-sal no 1o semestre de 2010

O primeiro leilão de blocos do pré-sal sob o regime de partilha poderá ocorrer no primeiro semestre de 2010, disse nesta quarta-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília.


Segundo Lobão, o leilão deve ser realizado assim que o Congresso aprovar o projeto enviado pelo governo no início de setembro.

"Transformados esses projetos em lei, nós vamos convocar esse leilão, já então sob regime de partilha", disse o ministro, que participou mais cedo de seminário sobre o pré-sal.

Lobão afirmou ainda durante seu discurso que, apesar dos gigantescos volumes de petróleo descobertos na camada pré-sal, o Brasil continuará focado em energias menos poluentes, como o etanol e o gás natural.

Segundo ele, assim como já aconteceu com o petróleo, o país também será autossufiente em gás.

"A Petrobras estima que dentro de dois anos nós teremos gás para atender as nossas necessidades", disse o ministro.

Mas ele negou que o Brasil pense em romper o contrato com a Bolívia, feito em 1999 e com prazo de 20 anos, após a produção brasileira atender à demanda interna.

"Importar gás da Bolívia, não há nenhum dano com isso. Ao mesmo tempo que nós importamos alguma coisa, exportamos alguma coisa", declarou o ministro.

Ele informou que no momento o Brasil compra cerca de 30 milhões de metros cúbicos diários do gás boliviano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet