Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

TEMEM PERDER DIREITOS

Motoristas de ônibus de Rondonópolis paralisam atividades por mudança na gestão de contratos

Foto: Divulgação

Motoristas de ônibus de Rondonópolis paralisam atividades por mudança na gestão de contratos
Os motoristas de ônibus do transporte coletivo de Rondonópolis suspenderam as atividades nesta segunda-feira (29). Apenas 30% do efetivo total está em funcionamento. A razão da suspensão está relacionada à falta de acordo sobre a extinção do contrato de trabalho com a empresa Cidade de Pedra, onde os trabalhadores seriam transferidos para uma cooperativa. O contrato com a empresa termina na próxima quarta-feira (31), e teoricamente, no dia seguinte, os trabalhadores passariam a prestar serviços por meio de cooperativa.


Leia também
Justiça expede mandado de prisão contra empresário suspeito de matar assessor e mantém outro detido preventivamente

Os motoristas entendem o fim do contrato com a empresa, mas não concordam em serem regidos por um sistema apresentado pela autarquia. No caso, os profissionais passam a ser cooperados e não mais trabalhadores contratados. 

"Vamos conduzir tudo dentro dos parâmetros legais, mantendo uma escala de trabalho com 30% dos profissionais", afirmou o presidente do STTRR, Afonso Aragão.

A categoria argumenta que, na forma de cooperativa, os trabalhadores perderiam direitos trabalhistas da CLT, além do vale gás e ticket alimentação. A pauta reivindicatória da categoria aborda três itens principais:

Solicita a realização de um aditivo contratual no Contrato Administrativo decorrente do Pregão Eletrônico nº 01/2022. Propõe que todos os motoristas de ônibus, mecânicos, trabalhadores do setor administrativo, e todos os colaboradores que atuam atualmente na empresa Cidade de Pedra e que venham a prestar serviços à cooperativa contratada sejam contratados como empregados celetistas, não como cooperados. 

Pedido para a manutenção de todos os benefícios e termos pactuados no Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre o STTRR e a empresa Transportes Coletivos Cidade de Pedra Ltda.

Reivindicação para que o STTRR seja reconhecido como o Sindicato de base territorial em Rondonópolis, representando a categoria dos trabalhadores dos transportes na região. Esse reconhecimento permitiria ao sindicato manter o vínculo dos motoristas e exercer o direito de defesa dos interesses da categoria junto à AMTC e seus contratados.

"Estamos abertos a discutir esses itens e buscar um acordo que seja benéfico para o município, e principalmente, para nossos trabalhadores", concluiu Afonso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet