Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

mãos atadas?

Chico cita decisão judicial e diz que Câmara não pode derrubar aumento de 8% na conta de água

Foto: Secom Câmara

Chico cita decisão judicial e diz que Câmara não pode derrubar aumento de 8% na conta de água
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), disse que o parlamento não pode derrubar o reajuste de 8,8% na conta de água que foi autorizado pelo Conselho Regulatório da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).


Leia também
Faiad deve permanecer na presidência do MDB em Cuiabá, diz vereador


De acordo com o vereador, o Legislativo não tem competência para revogar aumento de água e na tarifa de ônibus. Ele lembrou que os parlamentares aprovaram uma emenda à Lei Orgânica do Município para que tornasse obrigatório que qualquer aumento tivesse aval da Casa, no entanto, a proposição foi derrubada pela justiça.

“A tarifa de água é uma decisão por decreto, o conselho reúne, se posiciona e encaminha para o prefeito a proposta. Nós fizemos uma emenda à lei orgânica, tornando obrigatório que qualquer aumento de água ou de tarifa de transporte coletivo tivesse que passar pela Câmara. Aprovamos, mas, infelizmente, houve uma ação direta de inconstitucionalidade, o Judiciário interviu e revogou a nossa lei e, dessa forma, a Câmara fica completamente fora dessa decisão”, disse em entrevista à imprensa nesta terça-feira (6).

Ele ressaltou que a única medida que pode ser adotada pela Câmara é provocar os órgãos de controle para que tomem alguma posição em relação aos aumentos que têm sido autorizados pela prefeitura.

Na semana passada, a Arsec divulgou o aumento de 8,85730% na conta de água e esgoto. Segundo o diretor regulador presidente da agência, Vanderlúcio Rodrigues, o ajuste foi apresentado pela concessionária de água e esgoto, a Águas Cuiabá, cumprindo uma determinação prevista na concessão de prestação de serviços públicos. Além disso, a mudança teve a validação do Conselho Regulatório da Arsec.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet