Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AVANÇO DA DOENÇA

Cuiabá disponibiliza novos leitos de enfermaria e UTI adulto para covid-19

Foto: Davi Valle

Cuiabá disponibiliza novos leitos de enfermaria e UTI adulto para covid-19
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma força-tarefa para conter o avanço de casos de covid-19 no município, adotando um plano de ação para disponibilização de 18 leitos de enfermaria para retaguarda na rede de atendimento das UPAs e policlínica e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto.


Leia mais
Hospital tem aumento de 300% no número de casos da Covid-19; sindicato faz alerta


De acordo com o painel epidemiológico da covid-19, com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Cuiabá já acumula 919 casos da doença em 2024, e duas mortes. Cerca de 10 pessoas estão internadas.

Em caráter preventivo, para conter o surgimento de novos casos, a Prefeitura reforça a importância da testagem para a covid-19, uma vez que o diagnóstico permite que a pessoa tome medidas cautelares para não contaminar outros indivíduos a sua volta.

Com isso, foi realizada uma compra emergencial de 50 mil testes rápidos para atender as unidades de Saúde. O material está previsto para chegar até quinta-feira (08) no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).

Na sequência, os testes serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital São Benedito. Com o quantitativo, a SMS prevê atender a demanda até o mês de agosto.

Em janeiro deste ano foram detectados picos de casos de Covid-19 no período do dia 15 ao dia 25, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CUIABÁ). Acredita-se que o pico pode estar relacionado com o período de festividades, férias e viagens que são programações típicas dessa época do ano.

Diante do cenário atual em Cuiabá, que é considerado brando, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a realização de testes em massa, através do dia D da testagem no município.

Para o secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, é imprescindível que as pessoas estejam atentas aos primeiros sintomas, bem como manter os cuidados básicos individuais para reduzir a transmissão da doença.

Entre eles, manter o esquema vacinal contra a covid-19 atualizado, lembrando que as vacinas estão disponíveis para os grupos prioritários; utilizar máscaras nos serviços de saúde, ambientes fechados e espaços com aglomerações de pessoas; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas da doença, entre outros.

(Com informações da assessoria)
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet