Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Aedes Aegypti

'Se cada um não fizer a sua tarefa, vai explodir em números', avalia deputado sobre casos de dengue

21 Mar 2024 - 07:21

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

'Se cada um não fizer a sua tarefa, vai explodir em números', avalia deputado sobre casos de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Tangará da Serra (245 km de Cuiabá) informou nesta semana que investiga uma morte suspeita de chikungunya. O município enfrenta uma epidemia da doença, tendo registrado até esta terça-feira (19), 2.953 casos. Além disso, a dengue também está no radar de preocupações das autoridades municipais de saúde. Ao todo, 2.762 casos já foram notificados e cinco óbitos estão em investigação. 


Leia também
Marinha abre procedimento para investigar morte de jovem no Manso; Polícia Civil instaura inquérito


O deputado estadual Doutor João (MDB), que é médico, afirmou que esteve na cidade neste final de semana acompanhado in loco as ações de combate à doença no município. Em entrevista nesta quarta (20), ele disse estar preocupado com o cenário atual. Frisou que há um risco de explosão de casos caso a população não faça a sua parte. 
 
“Nós estamos muito preocupados com essa situação. Nós estivemos lá no final de semana passado, eu estive lá na sexta e no sábado, voltei segunda-feira e vi que a prefeitura está fazendo várias ações na cidade. Só que o problema é o seguinte, as pessoas têm que ajudar”, iniciou

“Eu passei em frente a uma UPA em Tragada da Serra que dá pena de ver. Tem mais gente fora do que dentro, [o sistema de saúde] não dá conta. Aí criticam a prefeitura, criticam o sistema de saúde, mas as pessoas têm que se cuidar. Se cada um não fizer a sua tarefa, vai explodir em número de casos”, finalizou o deputado. 

Para conter o avanço das doenças, a Prefeitura de Tangará da Serra aderiu à campanha de conscientização “Semana D” contra a dengue e a chikungunya. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde e tem como objetivo realizar uma força-tarefa entre os 142 municípios, para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso.

Em Tangará, a ação será conjunta, entre comunidade e poder público. Todos devem fazer a sua parte no combate contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya. 

Além disso, a Prefeitura diz que está realizando duas ações de combate contra as doenças: o Mutirão de Limpeza, recolhendo os materiais que acumulam água em diversos bairros de Tangará da Serra; e o fumacê, que já está circulando pelo município cumprindo o cronograma de quatro ciclos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet