Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Mundo

fenômeno meteorológico

Vietnã registra ao menos 32 mortes na passagem do tufão Ketsana

O total de pessoas mortas em decorrência da passagem do tufão Ketsana pelo Vietnã chegou a pelos menos 32, informou o governo nesta terça-feira. Nas Filipinas, o fenômeno --que ainda era tempestade tropical-- deixou 246 mortos e quase 375 mil desabrigados, de acordo com autoridades do país.

O total de pessoas mortas em decorrência da passagem do tufão Ketsana pelo Vietnã chegou a pelos menos 32, informou o governo nesta terça-feira. Nas Filipinas, o fenômeno --que ainda era tempestade tropical-- deixou 246 mortos e quase 375 mil desabrigados, de acordo com autoridades do país.


O deputado vietnamita Truong Ngoc Nhi disse a televisão estatal do país que o tufão foi o pior em três décadas. Muitas áreas centrais do Vietnã permanecem inundadas, incluindo partes da cidade portuária de Danang, onde casas foram danificadas e as linhas telefônicas estão cortadas.

O fenômeno meteorológico derrubou árvores e destelhou casas, além de ter inundado ruas e casas, e continua sua rota em direção ao interior do país. Os habitantes das regiões afetadas estocaram alimentos e protegeram suas casas com sacos de areia para conter a água, e com madeiras atravessadas em portas e janelas, como proteção contra os ventos.

O portal de notícias "Vietnan.net" informou que centenas de navios pesqueiros naufragaram em Quang Ngai e que a refinaria de Dung Quat, em operação desde o começo do segundo semestre, sofreu alguns danos.

Só não houve uma tragédia maior porque, antes da chegada da tempestade, as autoridades deslocaram 167 mil pessoas e ordenaram o ancoramento da frota pesqueira em portos seguros. Ainda assim, cerca de 2 mil pessoas que vivem em Thach An, na Província de Quang Ngai, ficaram isoladas devido a enchentes.

Outros danos foram registrados no sistema elétrico que fornece 25% da energia consumida na região norte do país, o que significará uma redução de entre 400 e 500 megawatts na capacidade do serviço, até que a linha seja consertada.

O tráfego rodoviário e ferroviário entre a região norte e sul do Vietnã também foi suspenso, dados os fortes ventos e chuvas que castigam o centro do país. A companhia aérea Vietnan Airlienes cancelou desde segunda-feira os voos para a região.

Nas Filipinas, milhares de desabrigados encontraram refúgio nas escolas, ginásios e até mesmo no palácio presidencial de Manila, da tempestade tropical que provocou as mais graves inundações nas Filipinas em 40 anos. As autoridades acreditam que 1,94 milhão de pessoas estão desabrigadas entre os 92 milhões de habitantes do país, enquanto 319.547 pessoas encontraram refúgio em centros de abrigo de urgência.

O tufão agora se dirige para o Laos, mas, segundo os especialistas, pode voltar a perder força durante a noite.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet