Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

atividade

Corpo de Bombeiros participa de evento do Projeto Canoa na UFMT

O Projeto Canoa é uma iniciativa do Departamento de Física e dos estudantes de Licenciatura em Física da UFMT. Este consiste em um Curso de Extensão destinado a alunos do ensino médio.

Como mais uma atividade da 10ª edição do Projeto Canoa, o Corpo de Bombeiros fará uma série de apresentações que envolvem os conhecimentos de Física na profissão. O evento será realizado no dia 02 de outubro, às 13h30, no estacionamento do ´´Bloco F`` e também no Instituto de Física. O Projeto Canoa é uma iniciativa do Departamento de Física e dos estudantes de Licenciatura em Física da UFMT. Este consiste em um Curso de Extensão destinado a alunos do ensino médio das escolas públicas de Cuiabá.


O Canoa tem o objetivo de despertar o interesse pelas Ciências Naturais e promover a integração entre professores e alunos da academia e da escola média. Auxilia também na formação continuada dos professores de Física em exercício e divulga o curso de Licenciatura Plena em Física da UFMT. Além disso, é o momento em que os estudantes de Prática de Ensino II entram em sala como professores pela primeira vez, cumprindo o papel de estágio supervisionado.

Coordenado pelos professores Iramaia Jorge Cabral de Paulo e Carlos Rinaldi, o Canoas é pensado de forma a complementar temas, normalmente, não trabalhados no Ensino Médio. Segundo os professores, o curso enfoca ´´a formação conceitual em Física, na perspectiva das Teorias de Aprendizagem Significativa (TAS) e Critica (TASC), onde os conteúdos são ministrados proporcionando, prioritariamente, a construção do conhecimento em detrimento de uma aprendizagem memorística``.

A proposta é uma abordagem diferenciada, tendo em vista que ´´a Física é um conhecimento que vai além do entendimento``, evidenciam os coordenadores. O entendimento é que, nessa perspectiva, também o perfil do professor de Física deve ser reconstruído para atender a essa nova proposta: Ensinar para a vida, para o engrandecimento do aprendiz, priorizando a alfabetização cientifica, permitindo que o jovem seja agente de sua própria história``.

Outra compreensão, ao propor o curso, é que ´´a educação pode e deve dar condições aos nossos jovens para perceber o que é relevante para a sua participação social efetiva utilizando o conhecimento significativamente construído para ler o mundo de forma crítica e responsável, não apenas com espectador e usuário, mas como agente atuante, co-participante do processo de construção``.

Os interessados devem procurar o Departamento de Física – sala 203 e 204. Telefones para contato: 3615 8737 – 3615 8731 – 3615 8730.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet