Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Suspeito de planejar ataque terrorista a trens declara inocência em NY

O afegão Najibullah Zazi, apontado como o mentor de um ataque terrorista em trens do entorno de Nova York, alegou inocência das acusações diante de um tribunal federal nova-iorquino nesta terça-feira, e um juiz federal determinou a sua detenção sem fiança.


Zazi, 24, conheceu a acusação no distrito nova-iorquino de Brooklyn, para onde foi levado na sexta-feira (25), depois de ser preso em Denver, no Colorado, porque segundo as autoridades pretendia usar bombas e outros explosivos.

O acusado reside legalmente nos Estados Unidos. Ele morou dez anos em Nova York antes de mudar-se para o Colorado. Durante a leitura da acusação, limitou-se a escutar, e foi o advogado de defesa que alegou sua inocência.

Zazi vai continuar detido sem direito à fiança. Os crimes de que é acusado podem levar a prisão perpétua. O advogado Zazi, J. Michael Dowling, disse que não teve acesso às provas e advertiu contra o prejulgamento.

"Gostaria de conter essa pressa em julgar, porque o que vi até agora não representa uma conspiração," disse o advogado a repórteres diante do tribunal do Brooklyn.

As autoridades americanas afirmam que o preso recebeu instruções detalhadas sobre a fabricação de explosivos em um campo de treinamento da rede terrorista Al Qaeda Paquistão, adquiriu componentes de explosivos de fabricação caseira e viajou para Nova York em 10 de setembro de 2009 para executar os planos.

Agentes do FBI (polícia federal americana) prenderam Zazi após o seguirem na sua última viagem a Nova York.

No forno do fogão do quarto de hotel onde ele estava hospedado foram encontrados resíduos de acetona. Há também imagens dele comprando água oxigenada e acetona em um estabelecimento em Denver. Os dois produtos estão entre os principais componentes utilizados na fabricação de bombas caseiras e poderiam ser utilizados em explosivos semelhantes aos dos ataques de Londres em 2005.

"Não é contra a lei comprar esses produtos," disse o advogado de defesa.

As autoridades localizaram ainda no computador pessoal do rapaz anotações sobre fabricação caseira de bombas.

O pai de Zazi, Mohammed Zazi, 53, e Ahmad Afzali, um sacerdote islâmico do bairro nova-iorquino de Queens, também foram detidos e acusados de mentir na investigação. Mohammed Zazi compareceu na quinta-feira passada em um tribunal no Colorado e está em liberdade vigiada até a realização de uma audiência em outubro e Afzali foi liberado depois de pagar fiança de US$ 1,5 milhão.

Especialistas forenses afirmaram que a conspiração, caso seja comprovada, é uma das mais significativas ameaças à segurança dos EUA desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

A questão do treinamento da Al Qaeda no Afeganistão e no Paquistão é crucial no debate sobre se o presidente dos EUA, Barack Obama, deve enviar mais soldados à guerra no Afeganistão, que foi invadido por uma coalizão liderada pelos EUA após os ataques de 11 de setembro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet