A General Motors está no caminho de atingir as metas da reestruturação financeira, mas ainda enfrenta riscos à medida que tenta reconquistar clientes em um ambiente que segue incerto na economia norte-americana. A GM também informou nesta quarta-feira (7) que espera fechar acordos de venda de suas marcas Saab e Hummer até o final de 2009.
A montadora repetiu que está se preparando para uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no ano que vem. O presidente-executivo da GM, Fritz Henderson, que apresentou os resultados da montadora em seus primeiros 90 dias depois de deixar a concordata, disse que a montadora está conseguindo cortar custos e dívidas o suficiente para ficar competitiva.
A GM espera apresentar o balanço do terceiro trimestre em meados de novembro, disse Henderson, acrescentando que os detalhes que serão anunciados mostrarão progresso na redução de despesas e alavancagem da companhia.
Em comunicado, a GM disse que apesar dos progressos que conseguiu, desde que deixou a proteção contra falência com US$ 50 bilhões em financiamento do governo dos EUA, ainda enfrenta riscos.
A GM, que lançou uma grande campanha publicitária nos EUA no mês passado, disse que a reação dos consumidores a seus novos veículos tem sido positiva, mas acrescentou que ainda precisará reconquistar clientes para ter sucesso.