Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Força Nacional terá 20 mil homens para segurança do Rio-16, diz Tarso

O governo federal pretende capacitar, até 2016, 20 mil homens da Força Nacional de Segurança para atuar na atuar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo o ministro Tarso Genro (Justiça), o país estará preparado para garantir a segurança do Rio durante o evento.


"Eu estimo que, quando chegarmos aos Jogos Olímpicos, com o treinamento da força de uma parte e do batalhão de pronto emprego, vamos ter, em 2016, 20 mil homens preparados para serem colocados em operação quando for necessário", afirmou.

Tarso disse que adversários do Brasil na disputa para receber os Jogos Olímpicos disseminaram entre membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) a imagem de que o país não tinha condições de garantir segurança no Rio de Janeiro.

O ministro afirmou, porém, que o governo brasileiro conseguiu reverter a imagem negativa apresentada pelos demais concorrentes ao mostrar que possui programas de estruturação da segurança pública nacional.

"A Força Nacional e o Pronasci foram elementos subsidiários muito importantes para a gente tirar de pauta em Copenhague a questão da segurança pública. Viram que o Brasil tinha programa maduro e civilizado de segurança pública e que temos homens e mulheres treinados para fazer esse serviço", afirmou.

"O país não é mais um país de segunda classe, não tem mais cidadania de segunda classe. Não temos uma visão romântica da segurança pública. A polícia tem que agir com superioridade de meios para evitar, sempre que possível, o uso da força", finalizou o ministro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet