Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

à beira da exaustão

Atendimento no Pronto-Socorro de Várzea Grande aumenta mais de 60%

O atendimento de urgência e emergência no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande aumentou 64% desde o incicio da greve dos médicos em Cuiabá. Antes  14 mil atendimentos mensais, agora a unidade de pronto atendimento recebe 23 mil pacientes.


Além disso, o número de municípios atendidos triplicou de 13 para 49. O aumento dessa demanda foi ocasionada pela greve de médicos do Sistema Único de Saúde. De acordo com diretor administrativo e financeiro da Fundação de Saúde de Várzea Grande (Fusvag) João Santana Botelho, médicos e enfermeiros já chegaram a exaustão física.

“Estamos no limite humano e psicológico. Os casos de emergências requerem maior atenção e urgência. A maioria são casos de cirurgia. Os equipamentos também estão sendo usados no limites, muitas vezes precisamos usar equipamentos manuais para bombear a respiração. A tenção na equipe é grande”, disse Botelho.

Apesar da greve somente o atendimento ambulatorial está paralisado e essa demanda está sendo absorvida pela rede pública municipal de postos de saúde e policlínicas. Os 223 médicos estão se revesando para atender a demanda. “Existe um respeito muito grande entre a categoria de médicos, a diretoria do Pronto-Socorro e pacientes. Não há hostilidade e ninguém deixa de ser atendido”, afirma o diretor.

No box de emergência são oferecidos 11 leitos e outros sete foram improvisados. Os dez leitos de UTI adulta, dez de UTI Infantil e neo-natal estão lotados. O bloco cirúrgico que disponibiliza 146 leitos está lotado e pelo menos outros 20 foram improvisados também. As cirurgias que antes eram de baixa e média complexidade e, apenas um pequeno percentual de alta complexidade, passaram para praticamente 100% de emergência.

“Não há falta de medicamento e nem de atendimento humano, o que precisamos é que a população se sensibilize e só nos procure em casos de urgência e emergência. As consultas, exames e serviços laboratoriais devem ser procurados nos postos, policlínicas e PSFs. Isso garantirá um atendimento de qualidade e essencial para quem é trazido diariamente vítima de acidentes ou em caráter de emergência de outros municípios do estado”, alertou Botelho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet