Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cultura

CENTRO GEODÉSICO

Tombamento de marco histórico atrapalha planos para mirante

A portaria de tombamento do Marco Histórico – Centro Geodésico da América do Sul na praça Pascoal Moreira Cabral, publicada no Diário Oficial de hoje, pode ser um balde de água fria no projeto do vereador Francisco Vuolo (PR) de construir uma torre de 41 metros com um mirante para a Copa do Mundo.


O marco histórico fica localizado à frente do prédio da Câmara Municipal de Cuiabá e a intenção não só de Vuolo, mas também do presidente da Casa, Deucimar Silva (PP), é transformar o local num atrativo turístico com lojas e praça de alimentação. A obra está orçada em R$ 6 milhões, porém o tombamento impede que obras sejam realizadas no entorno do obelisco.

Em 2009, completa 100 anos da existência do marco histórico construído pela Comissão Rondon em 1909, no antigo largo do Campo D’Ourique. O monumento foi construído em alvenaria pelo artesão Júlio Caetano, com uma placa explicativa definida pelos membros da comissão como o Centro Geodésico da América do Sul.

Por volta de 1966, erigido por sobre o marco original, como forma de protegê-lo, um obelisco de aproximadamente 20 metros de altura, revestido de mármore branco, em formato de estrela de quatro pontas, contendo quatro pilastras de sustentação com 2,52 metros de altura.

O secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, relata que este é o único marco histórico construído por Rondon ainda em “pé” e na realidade é uma base astronômica deixada pela comissão como referência. Os estudos para que fosse realizado o tombamento iniciaram há alguns anos, porém somente agora a portaria foi assinada e publicada.

Em 2007, o governo do Estado comemorou o centenário da Comissão Rondon construído um marco histórico em Acorizal, cidade de onde partiu a expedição. Neste mesmo ano, todos os postos telegráficos construídos pela comissão em Mato Grosso foram tombados.

O vereador Francisco Vuolo disse que ainda não tomou conhecimento da portaria, mas irá conversa com o presidente da Casa e tentar encontrar uma solução.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet