Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

TRE-BA suspende jornal do PMDB por propaganda de Geddel

O TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia determinou, em caráter liminar, a suspensão da circulação de duas edições do jornal do PMDB baiano por suposta campanha eleitoral antecipada do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), pré-candidato ao governo do Estado nas eleições do ano que vem.


Acolhidas ontem, as representações contra o ministro e o partido foram feitas pela Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia com base na denúncia de um eleitor.

Com a decisão, cujo mérito ainda será julgado, o partido deve suspender a circulação das duas edições e retirá-las da internet. O PMDB e Geddel podem ser multados em R$ 21 mil, se a Justiça Eleitoral entender que houve desrespeito à lei.

Para o procurador Cláudio Gusmão, responsável pela ação, o jornal "É o 15" tem "objetivos eleitorais, antecipando indevidamente o debate eleitoral". A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.

A publicação, cujo nome faz referência ao número da sigla, tem tiragem de 15 mil exemplares e é distribuída exclusivamente para afiliados do PMDB.

A edição de agosto do informativo traz a seguinte manchete: "Geddel é esperança de uma Bahia melhor". Gusmão também aponta a associação entre fotos publicadas do ministro e títulos de textos, como "PMDB é assim: promete e cumpre".

Segundo Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, o partido ainda não foi notificado oficialmente, mas vai recorrer da decisão. "Não concordo, mas decisão judicial não se comenta, se cumpre", disse.

Na disputa pelo governo em 2010, Geddel deve enfrentar o governador Jaques Wagner (PT), seu ex-aliado político.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet