Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Mundo

UE quer estender restrições a líquidos em voos até 2012

As restrições ao transporte de líquidos a bordo de voos comerciais na União Europeia (UE) se estenderão pelo menos até 2012 e não até abril de 2010, como estava previsto, anuncia a CE (Comissão Europeia), o órgão executivo do bloco, nesta sexta-feira.


Durante uma reunião dos ministros dos Transportes dos 27 países-membros da UE, a comissão alegou que a tecnologia necessária para detectar substâncias explosivas nos postos de controle de aeroportos ainda não está disponível e que, por isso, propõe a extensão das limitações para os próximos meses.

O Executivo da UE quer que as restrições se mantenham até 2012 para os aeroportos com mais de 10 milhões de passageiros por ano e até 2014 para os terminais menores.

A UE adotou a normativa sobre transporte de líquidos em outubro de 2006 após descobrir no aeroporto de Heathrow (Londres) um plano para atentados contra vários aviões com destino aos Estados Unidos usando explosivos líquidos.

As restrições atuais impedem que os passageiros levem na bagagem de mão mais de um litro de líquidos, géis ou aerossóis e obriga que a quantidade esteja dividida em vasilhas de até 100 mililitros e dentro de uma bolsa de plástico transparente, embora haja exceções para remédios e alimentos especiais.

Bruxelas, agora, irá apresentar a medida ao comitê de segurança aérea da UE, que terá que aprová-la por maioria qualificada e consultar o Parlamento Europeu, que tem três meses para se opor à proposta, embora sem capacidade para introduzir emendas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet