Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Acumulado

Inadimplência aumenta 18% no comécio de Rondonópolis

O comércio de Rondonópolis já acumula neste ano 18% de inadimplência a mais que o registrado no ano passado. Os dados são referentes de janeiro a setembro e representam a soma de R$ 30 milhões, quase o dobro do registrado em setembro de 2007 quando o montante era de R$ 16 milhões.


Neste ano 30.262 pessoas tiveram o nome registrado no cadastro de inadimplência, 4 mil a mais que em 2008. Os meses em que houve a maior quantidade de registro foram maio (4.782) e junho (4.023). A média de registro subiu de 2.850 no ano passado para 3.362 neste ano.

O diretor de serviços e produtos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis, CDL, Maurício Pugas ressalta que planeja para o primeiro trimestre de 2010 um curso para ensinar os lojistas a reduzirem a inadimplência nas empresas.

Mesmo com a proposta de trabalhar com os empresários, gerentes e financeiros de lojas, Pugas lembra que o lojista deve verificar o índice de inadimplência da sua loja e organizar de imediato medidas para tentar receber o dinheiro que está no mercado, para que as compras de Natal não fiquem prejudicadas. “Os lojistas tem que tentar negociar com o credor, abrir mão das multas e juros para receber pelo menos o capital, e também fazer a pesquisa no SPC antes de realizar a venda”, argumentou.

Para ele, nos próximos meses a tendência é de haver uma leve redução no índice de inadimplência, mas há a preocupação com o Natal.

Exclusões

No mesmo período, a CDL registrou aumento de 3% nas pessoas que retiraram os seus nomes da lista de inadimplentes. “O que nos preocupa é o fato de que quantidade de pessoas que estão quitando as divididas é muito menor do que os que estão fazendo novas dívidas em as quitando”, explicou Pugas.

“O ideal seria que as pessoas usassem o 13º salário para quitarem débitos anteriores e se planejassem melhor para 2010, organizando o orçamento da casa mês a mês e só comprando aquilo que podem pagar”, concluiu o diretor.

O montante de 30 milhões é equivalente a todos os registros do SPC nos último cinco anos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet