Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Venezuela "jamais" construirá uma bomba atômica, diz Chávez

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou neste sábado na Bolívia que seu país "jamais" construirá uma bomba atômica e negou que Caracas esteja enviando urânio ao Irã.


Segundo Chávez, estas acusações são parte de uma "campanha de difamação" contra os países que querem se desenvolver.

"A Venezuela jamais fará uma bomba atômica", disse o presidente venezuelano à imprensa ao final da cúpula de líderes dos países-membros da Alba (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América ocorrida na cidade boliviana de Cochabamba.

Em maio, a imprensa israelense divulgou um relatório do Ministério de Assuntos Exteriores do país o qual acusava Venezuela e Bolívia de vender urânio para o programa nuclear do Irã.

"A Venezuela mal descobre urânio e começou a guerra contra a Venezuela: que a Venezuela manda urânio ao Irã, que a Venezuela vai fazer uma bomba atômica. E os que têm bomba atômica? Por que não criticam os países que têm bomba atômica?", questionou Chávez.

O presidente venezuelano propôs que os países que têm bombas atômicas as eliminem, apesar de reconhecer que o urânio é um mineral "estratégico" que tem outros usos além da fabricação de armas, como a geração de energia nuclear.

O ministro venezuelano de Ciência e Tecnologia, Jesse Chacón, confirmou no início deste mês que a Rússia dará apoio tecnológico à Venezuela no tratamento do urânio.

Chacón descartou qualquer possibilidade de dar uso militar ao urânio, que, afirmou, será empregado na geração de energia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet