Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Cães são treinados para farejar explosivos no RS

A Escola Técnica de Polícia Militar de Montenegro (RS) formou 14 cães com aptidão para farejar explosivos, nesta segunda-feira (19). A atividade teve duração de 30 dias e contou com 28 animais de várias raças, como labradores, pastores alemão e belga. Cada um deles foi acompanhado por um policial militar de vários batalhões do país. Todos os integrantes da corporação foram aprovados no Curso de Condutores de Cães Farejadores de Explosivos.


Uma das últimas etapas do curso foi realizada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A atividade no local foi comandanda por Francisco Schonardie, superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O objetivo do exercício foi aprimorar o contato dos cães com a sociedade em ações de busca em situação real. No local, os cães fizeram vistorias nas esteiras de desembarque, poltronas de espera e demais espaços públicos.

Segundo o capitão Márcio José Rosa da Luz, comandante da Escola Técnica da Polícia Militar, Os policiais participaram de aulas teóricas e treinamentos externos em outros locais públicos como rodoviárias e estádios de futebol.

"Um dos objetivos do curso foi integrar o trabalho dos cães com a sociedade. A aprovação dos cachorros ficou em 50%. Nem todos tiveram aptidão comprovada para farejar explçosivos, mas todos os policiais concluíram e foram aprovados", disse o comandante.

Outra importância do curso foi treinar as ações de segurança preventiva em situações reais do cotidiano.

O curso é realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Força Nacional, Brigada Militar e pela Infraero.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet