Olhar Direto

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Mundo

leia íntegra

Obama comemora realização de 2º turno no Afeganistão

Foto: Reprodução

Obama comemora realização de 2º turno no Afeganistão
O líder americano, Barack Obama, comemorou nesta terça-feira a decisão do presidente afegão, Hamid Karzai, de realizar um segundo turno da eleição presidencial em 7 de novembro, dizendo que este foi um "passo importante" para a democracia afegã.


Leia íntegra do comunicado:

"Eu saúdo a decisão do presidente Karzai de aceitar os resultados da eleição de 20 de agosto da Comissão Eleitoral Independente e de concordar em participar de um segundo turno da eleição. Esse é um passo importante para garantir um processo crível para o povo afegão, que resulta em em um governo que reflita a sua vontade.

Embora essa eleição pudesse permanecer não resolvida, em detrimento do país, as ações construtivas do presidente Karzai estabeleceram um importante precedente para a nova democracia do Afeganistão. A Constituição afegã e as leis foram fortalecidas pela decisão do presidente Karzai, o que está entre os interesses primordiais do povo afegão.

Eu parabenizo o povo afegão pela paciência e resiliência mostrada durante esse longo processo eleitoral. Levando em conta a história recente do Afeganistão, é extraordinário que eles tenham conseguido superar ameaças e violência para expressar o direito democrático de escolher seu líder. A insegurança no país impediu que alguns afegãos votassem, mas é um testemunho da coragem do povo afegão que tantos deles tenham saído para votar no primeiro turno, sob circunstâncias tremendamente difíceis.

Eu elogio a Comissão Independente Eleitoral e a Comissão de Queixas Eleitorais por cumprirem seus mandatos. Durante esse processo, os Estados Unidos estiveram interessados, acima de tudo, na força e na independência dessas instituições, e na necessidade de elas cumprirem seus mandatos em nome de todos os afegãos.

Eu parabenizo o presidente Karzai e o doutor Abdullah, que obtiveram o apoio de eleitores em todo o país. Eu também elogio todos os outros candidatos presidenciais que fizeram essa vibrante campanha.

É agora vital que todos os elementos da sociedade afegã continuem a se unir pelo avanço da democracia, da paz e da justiça. Nós aguardamos por um segundo turno da votação, e pela conclusão do processo de escolha do presidente afegão. Nesse esforço, os Estados Unidos e a comunidade internacional estão comprometidos com uma parecia com o povo afegão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet