Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Comandante da Aeronáutica diz que decisão sobre caças sairá em novembro

O brigadeiro Juniti Saito afirmou nesta terça-feira que a decisão do Comando da Aeronáutica sobre as propostas de caças ao Brasil sairá em novembro.


"Já estamos ultimando as conversas. A decisão fica para novembro", disse ele ao chegar para a cerimônia de posse de José Múcio Monteiro como ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

Segundo ele, a comissão que elabora um relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes ainda não entregou sua avaliação.

Os três concorrentes que disputam a venda de 36 aviões-caças ao Brasil encaminharam oficialmente no início do mês ao Comando da Aeronáutica as propostas que serão analisadas pela Força Aérea Brasileira para a escolha da empresa vencedora.

Na ocasião, a Aeronáutica prometeu uma análise isenta das propostas dos três concorrentes --Estados Unidos, Suécia ou França--, depois de o governo brasileiro ter sinalizado preferência pela proposta francesa.

Depois da análise da Aeronáutica, as propostas serão encaminhadas para o Ministério da Defesa e, posteriormente, para o Palácio do Planalto.

Concorrem o F-18 Super Hornet da americana Boeing, o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG, da sueca Saab. A decisão final cabe ao Conselho de Defesa Nacional e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A diferença é que, enquanto o F-18 trabalha com sistemas norte-americanos, e o Rafale, com franceses, o Gripen NG é ainda um projeto, com cerca de 50% de componentes de diferentes fornecedores e países. O motor, por exemplo, é dos EUA.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet