Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Casa Civil tem 30 dias para responder a requerimento da oposição sobre viagem de Lula ao NE

O PSDB protocolou nesta terça-feira na Câmara requerimento de informações à Casa Civil da Presidência da República para ter acesso aos gastos do governo federal na viagem realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à região do Vale do São Francisco. No texto, assinado pelo deputado José Anibal (PSDB-SP), os oposicionistas questionam todos os gastos executados pelo governo durante a viagem.


A Casa Civil tem o prazo de 30 dias para responder o requerimento. As respostas devem ser encaminhadas à Câmara, que repassam o seu teor para o líder da oposição. Ao todo, no requerimento, há 18 perguntas que devem ser respondidas pela Casa Civil.

O PSDB quer saber, por exemplo, quanto a União gastou no transporte da comitiva de Lula, assim como os custos da montagem de um acampamento na BR-323 para abrigar o presidente e ministros. Aníbal classificou o acamamento de "festança", uma vez que Lula teria participado de roda de viola na companhia dos ministros que o acompanharam na viagem durante a noite em que passou no acampamento.

"Toda a imprensa descreveu que um acampamento foi preparado para receber a comitiva oficial no Km 316 da BR-323, com requintes de alto luxo, tais como ar condicionado, camas king-size, frigobar e banheiros privativos para abrigar os membros da comitiva. Próximo ao "acampamento" foi construído um heliponto para receber helicópteros. Um requintado bufê, do restaurante La Cuisine, foi contratado para servir à comitiva. Ao todo, nove cozinheiros e 20 garçons obsequiaram uma farta mesa aos convidados, em três restaurantes distintos - um com capacidade para atender a 72 pessoas e outros dois capazes de abrigar 64 pessoas, cada", diz o líder tucano.

Segundo Aníbal, dados do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) mostram que o governo federal previu o total de R$ 1,163 bilhão para a transposição do São Francisco em 2009, mas até o momento só conseguiu aplicar pouco mais de R$ 51 milhões.

"Esse desapreço gerencial revela que a festa do governo não tem correspondência na área do trabalho e, enfim, que tamanha festa não se justifica", afirma o tucano.

A oposição também questiona a Casa Civil se empresas privadas colaboraram na montagem do acampamento e quanto foi utilizado pela União para pagar alimentação da comitiva. "Todos os serviços pagos pela União foram contratados mediante licitação pública? O que justificou a montagem de três restaurantes no "acampamento"?", questiona o tucano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet