Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Educação

Governo quer ampliar número de bolsas de residência médica em área prioritária

O governo federal pretende ampliar o número de bolsas de residência médica em especialidades e regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), como as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A previsão é que, até 2011, as vagas passem de 1,7 mil para 3,7 mil.


Como os programas têm, em média, três anos de duração, o Ministério da Educação responde hoje pelo pagamento de 5.149 bolsas de programas vinculados aos hospitais universitários federais. Ao final de 2011, serão cerca de nove mil.

Entre as especialidades que terão prioridade estão atenção primária à saúde, saúde da criança, saúde da mulher, saúde mental, oncologia, saúde do idoso e urgência e emergência.

O Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência) foi lançado pelos Ministérios da Educação e da Saúde nesta quinta-feira (22), em Brasília. As duas pastas vão dividir o custo das bolsas, no valor de R$ 1,9 mil. As informações são da assessoria de imprensa do MEC.

As regiões e especialidades foram definidas com base em levantamento da Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde (Ciges), da qual fazem parte os Ministérios da Educação e da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O mapeamento levou em consideração a identificação das regiões que apresentavam carência de especialistas e ausência de programas de residência médica em algumas áreas.

A distribuição das bolsas será feita a partir da apresentação de propostas. Podem se candidatar os hospitais universitários federais, os hospitais de ensino e as secretarias estaduais e municipais de saúde, prioritariamente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Um primeiro edital, com prazo para apresentação de propostas até 30 de novembro, selecionará projetos de ampliação de vagas em programas já existentes ou de criação de programas que dependam exclusivamente de bolsas de residência para iniciar as atividades. Nessa modalidade, serão distribuídas mil bolsas. A divulgação dos projetos aprovados está prevista para 11 de dezembro.

Outras mil bolsas serão distribuídas entre os projetos apresentados por instituições que necessitam de investimentos em infraestrutura e formação de profissionais médicos para a supervisão dos residentes.Para esse caso, o prazo de apresentação de propostas vai até 31 de janeiro de 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet