Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cultura

difusão mundial

Cia Clara Azevedo apresenta historia da Dança do Ventre

As origens da Dança do Ventre remontam aos rituais oferecidos à Deusa egípcia, Isis. Desde então, a dança passou por diversas transformações, entrou nos palácios e, depois, se popularizou.

As origens da Dança do Ventre remontam aos rituais oferecidos à Deusa egípcia, Isis. Desde então, a dança passou por diversas transformações, entrou nos palácios e, depois, se popularizou. Com a difusão mundial, a dança folclórica do povo árabe ganha caráter artístico e chega ao palco e à tela do cinema. Hoje, essa dança delicada, feminina e graciosa tem envergadura global e se fusiona com outras danças.


A Companhia Clara Azevedo traz à cena o espetáculo “Raksa – Feita de Arte e Memória”. Raksa significa ‘bailarina’ em árabe. A partir do resgate das diversas fases da arte da Dança do Ventre, o grupo convida o público para uma viagem através do tempo e mostra que uma bailarina é feita de arte e memória.

Clara Azevedo, diretora e bailarina da Cia, destaca que o espetáculo pretende mostrar aos espectadores que a dança do ventre vai além do que as pessoas estão acostumadas a ver. “Atualmente, se questiona muito sobre a mistura do moderno e do tradicional na Dança do Ventre. Queremos que o público também participe dessa discussão e busque uma opinião”, afirma. Para alcançar este objetivo, o espetáculo percorrerá toda a história da Dança do ventre: “Com isso, o publico terá elementos para refletir sobre o tema”, completa Clara.

O espetáculo traz como diferencial um diretor de teatro como diretor de cena. Jefferson Jarcem acredita que seu trabalho irá contribuir para que as bailarinas representem melhor com o corpo. “Queremos acrescentar a construção do corpo em vida. O diretor teatral vai auxiliar na inserção de elementos cênicos, o que é um desejo da direção geral”, explica Jarcem.

Para compor os elementos que retratam a historia da Dança do Ventre, a equipe realizou pesquisas históricas e se aprofundou no estudo de vídeos de bailarinas antigas como, Samia Gamal. Esse trabalho também auxiliou na concepção dos figurinos que retrata desde vestimentas dos rituais de fertilidade até as roupas usadas no palco por bailarinas atuais. O figurino foi desenhado e idealizado pela diretora geral, Clara Azevedo. “Além dos figurinos, estamos tendo o cuidado de inserir elementos cênicos para caracterizar cada fase da dança. Os movimentos também foram muito estudados para que a platéia perceba onde a dança começa a receber influências de outras danças”, completa Clara.

O espetáculo será apresentado nos dias 31 de outubro e 1° de novembro no palco do Sesc Arsenal às 20 horas. Raksa contará com a presença de 20 bailarinas e dois músicos no palco. Para a estreante na Cia de Dança, Amanda Fernandes, estar no palco será uma oportunidade de mostrar às pessoas a beleza da dança. “O palco é apenas a expansão de uma realização. É poder mostrar todo o trabalho que estamos fazendo desde março”, ressalta Amanda que está animada com a apresentação.

Além da direção geral de Clara Azevedo e da direção cênica e iluminação de Jefferson Jarcem, o espetáculo conta com o auxilio de Alexandre Cruz. A produção fica a cargo de Fernanda Gandes, auxiliada por Glaucia Regina, Juliana Menezes e Jennifer Reis. A sonoplastia será realizada por Jennifer Reis em parceria com os músicos Daniel Bahier, Fernando Pereira e Anderson Rocha. O elenco do Raksa é composto por: Suhmaya Untar, Mara Wandebil, Geisa Martins, Amanda Fernandes, Islaene, Vanilla, Hérica Clair, Camila, Andréia Araújo, Judite Botega, Viviani Darolt, Rozangela Reche, Yohani Dominik, Isadora Rabelo, Stephannie Cristini, Maria Luiza, Gabriela Bomfim, Mirelle Leirião, Juliana Arruda, Glaucia Magalhães, Luinalva Nonato, Clara Azevedo, Claudia Umbelino, Geninha Haddad, Tábata Fagundes e Ana Flavia.

Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Sesc Arsenal uma hora antes do inicio do espetáculo. Os valores são de R$12,00 inteira e R$6,00 reais meia entrada.

Cia de Dança do Ventre tem apoio da Secretaria de Cultura

A Cia de Dança do Ventre Clara Azevedo é a primeira a receber ajuda do governo do estado nesta modalidade

A Cia de Dança Clara Azevedo apresenta em 31 de outubro e 1° de novembro o espetáculo “Raksa – Feita de Arte e Memória” no palco do Sesc Arsenal. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Cultura de Mato Grosso. “É a primeira vez que uma Cia de Dança do Ventre recebe esse tipo de apoio em Mato Grosso. É um passo enorme para a profissionalização e reconhecimento desta arte no estado”, declara Clara Azevedo, diretora da Cia.

Bailarina há 13 anos, Clara Azevedo está a frente de um grupo que conta com 20 bailarinas e dois músicos. A bailarina Andréa Araujo encara a Cia de Dança como uma oportunidade de mostrar a seriedade com que são realizados os trabalhos em Dança do Ventre. “Estar na Cia é um aprendizado”, completa Andréa.

Clara Azevedo ministra aulas desde 2002. Atualmente trabalha como professora na Compasso’s Studio de Dança e no SESC Arsenal. Ao longo desses anos, a Cia de Dança já realizou grandes espetáculos tais como: Amthal Palavra e Dança e Aiuny – Olhares sobre o feminino.

O espetáculo deste ano percorrerá a historia da Dança do Ventre, trazendo ao público elementos para questionar sobre aspectos da dança hoje. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Sesc Arsenal uma hora antes do inicio do espetáculo.

Serviço

Espetáculo de Dança do Ventre Raksa – Feita de Arte e Memória

Data: 31 de outubro e 1° de Novembro de 2009

Local: Teatro Sesc Arsenal

Ingressos: 12 reais inteira e 6 reais meia, a venda na bilheteria do Sesc Arsenal 1 hora antes do inicio do espetáculo.

Informações: 65 92082577
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet