Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

saneamento

Ex-diretora rebate críticas de Zé do Pátio sobre abastecimento

Durante toda a manhã de hoje (23) estiveram reunidos na unidade operacional do Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear) de Rondonópolis os membros do Conselho de Saneamento Ambiental (Comsan) do município, diretores e funcionários da autarquia. Na pauta, problemas relacionados à recorrente falta de água em inúmeros bairros da cidade e questionamentos sobre o projeto de reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA), bem como da construção da nova ETA, elaborados na gestão passada.


O vereador Milton Mutum, membro do Consam, convidou a engenheira e ex-diretora técnica da autarquia, Neyde Ferreira Leão, que atuou na gestão do ex-prefeito Adilton Sachetti, para apresentar um relatório sobre os projetos das duas ETAs (atual e nova) e ainda para apresentar uma avaliação dos relatórios técnicos dos profissionais contratados pela atual direção do órgão e pela multinacional Flowserve, fabricante do conjunto de moto bombas da Estação de Captação de Água, os quais avaliaram os projetos e o funcionamento das duas unidades.

Além disso, Neyde Leão também rebateu afirmações recentes do prefeito José Carlos do Pátio na imprensa, através das quais responsabilizou a administração anterior pela falta de água e pela desativação de poços, que para ele seria a principal causa dos problemas no abastecimento de água enfrentados hoje.

A ex-diretora explicou que os poços foram desativados devido ao desmoronamento e apontou a conclusão da reforma da ETA atual como uma das soluções. “Se o trabalho da ETA for concluído, não haverá a necessidade de abertura de mais poços subterrâneos, como deseja a atual administração. É preciso também implantar o sistema de pré-cloração, visando melhorar a eficiência da filtração, e outras medidas relacionadas ao funcionamento da ETA”, pontuou.

A engenheira sugeriu aos diretores do Sanear encaminhar para a empresa responsável pela execução das obras os relatórios elaborados pelos profissionais contratados, no intuito de esclarecer as dúvidas ainda pendentes, com relação à reforma da ETA e à construção da atual. A diretora geral, Terezinha Silva, aceitou a sugestão.

Para o vereador Milton Mutum, o que interessa para a apopulação é ter os problemas resolvidos. “O que interessa pra gente é resolver o problema. O que precisa é que todos abracem o Sanear”, afirmou o parlamentar, referindo-se ao bate-boca iniciado na reunião, envolvendo questões políticas e se há culpados ou não na questão.

Os profissionais da Coomser e do Sanear, Dalton Monteiro Virgílio e Denise Maria Sodré, também apresentaram aos conselheiros uma visão geral do sistema de abastecimento atual, a previsão do crescimento de consumo, bem como o consumo de água de 2005 até agosto de 2009, além de dados referentes à qualidade da água tratada no município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet