Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

nova fase

Concorrência asiática tira o brilho do Salão de Tóquio

Após intenso e turbulento ano de crise econômica mundial, o Salão de Tóquio abre as portas anunciando uma nova fase para a indústria automobilística. Com a "implosão" do setor, causada pela recessão econômica, famosos salões de automóveis...

Após intenso e turbulento ano de crise econômica mundial, o Salão de Tóquio abre as portas anunciando uma nova fase para a indústria automobilística. Com a "implosão" do setor, causada pela recessão econômica, famosos salões de automóveis – como Detroit e Frankfurt – ainda demonstraram certa extravagância na apresentação de novos modelos. Mas no Salão de Tóquio as coisas mudaram.


Estandes simples, sem muito investimento – economizaram até na contratação das famosas booth babes –, são apenas uma das faces deste novo cenário para as fabricantes de carros. O Salão de Tóquio perdeu o brilho e dificilmente vai recuperá-lo. Principalmente agora que a indústria chinesa e a sul-coreana ganham espaço no concorrido mercado de carros.

No evento deste ano, o Japão viu as principais montadoras estrangeiras recusarem o convite para participar, uma a uma. As fabricantes alegaram corte de custos por causa da recessão mundial.

Além disto, a venda de carros no Japão é a mais baixa em três décadas. Em 2008, os japoneses compraram pouco mais de 5 milhões de unidades, das quais apenas 176 mil eram importados. Então, a maioria das empresas preferiu investir no salão de Xangai, realizado em abril passado.

Na feira de Tóquio, este ano são apenas 108 expositores – 11 montadoras, das quais apenas três estrangeiras: as inglesas Lotus e Caterham e a alemã Alpina. No evento passado, em 2007, participaram 26 fabricantes estrangeiras. Já o salão de Xangai teve 1.500 expositores de 25 países.

Carros importados

Com um mercado tão pequeno para os modelos importados, será que realmente vale a pena investir no Japão? Para Megumi Tanida, gerente de promoção da Lotus no Japão, ainda é vantagem investir no consumidor japonês sim.

“Resolvemos participar do Tokyo Motor Show para reforçar a campanha do novo Evora”, contou ao G1. “Temos certeza de que os consumidores vão gostar desse novo modelo”, emendou.

O esportivo tem motor V6 fabricado pela Toyota. A transmissão, manual de seis marchas, também é feita pela empresa japonesa. Segundo a Lotus, os primeiros modelos desembarcam no arquipélago já em janeiro de 2010.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet